Cidadeverde.com

Exercícios físicos suavizam efeitos colaterais de quimioterapia em pacientes

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

Muitos pacientes com câncer de mama procuram fazer mudanças em seu estilo de vida através da educação física e obtém excelentes resultados. A Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) lançou uma diretriz sobre exercício, dieta e controle de peso durante o tratamento ativo do câncer em adultos.

Segundo Luciana Castelli Assmann, educadora física especialista em pacientes oncológicos, a diretriz sugere que os profissionais especializados em oncologia recomendem a incorporação do exercício no tratamento do câncer para pacientes que recebem terapia sistêmica e radioterapia, e também no período pré-operatório para pacientes com câncer de pulmão.

A introdução de uma rotina diária de exercícios específicos no período que antecede a cirurgia possui um papel crucial para a redução do tempo de internação hospitalar, e também das complicações no pós-operatório da cirurgia do pulmão.

Ainda de acordo com a especialista, pacientes que estão em tratamento de quimioterapia ou radioterapia e praticam exercícios regulares, preservam a aptidão cardiorrespiratória, bem como o condicionamento físico e força muscular.


Benefícios

O exercício físico traz inúmeros benefícios como a redução dos sintomas de ansiedade e depressão, além da melhora na qualidade de vida dos pacientes que estão em tratamento ativo.

Luciana Castelli ressalta ainda a importância dos profissionais de oncologia cada vez mais recomendarem, como parte da terapia, a prática de exercícios aeróbicos. “para pacientes que estão em tratamento, o exercício suaviza os efeitos colaterais associados ao tratamento”, disse.



Da Redação com informações do Instituto Vencer o Câncer

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais