Cidadeverde.com

Gengivite: doença bucal irrita a mucosa da gengiva; veja tratamento

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

Todo mundo já ouviu falar, mas pouca gente sabe o que de fato é a gengivite. Trata-se de uma inflamação da gengiva e normalmente é fácil de ser tratada. De acordo com o cirurgião-dentista, Dr. Ajuz, a principal causa da doença é a placa bacteriana, uma película viscosa e incolor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.

Conforme o dentista, se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas que irritam a mucosa da gengiva podendo causar doenças como a gengivite.

“É por isso que reforçamos sempre o uso do fio dental após todas as escovações. A placa precisa ser removida pela saúde oral como um todo. Precisamos entender que nossos dentes são mais do que estética, são saúde”, disse.

No início da doença gengival, os danos podem ser revertidos, já que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos.

“Se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e suas estruturas. Por isso, visite o dentista regularmente e procure sempre manter os dentes limpos e toda a boca bem cuidada”, finalizou o especialista.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais