Cidadeverde.com

Procissão de Nossa Senhora Aparecida volta às ruas e reúne fiéis em Teresina

Imprimir
  • procissão_10.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • procissão_9.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • procissão_8.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • procissão_7.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • procissão_6.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • procissão_5.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • procissão_4.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • procissão_3.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • procissão_2.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • procissão_1.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com

Milhares de fiéis saíram às ruas de Teresina na manhã desta quarta-feira (12) para participar da 16ª Festa da Mãe de Deus, em honra a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. A tradicional procissão teve início na Igreja São Benedito e seguiu pela avenida Frei Serafim, até o Centro Pastoral Paulo VI.

Em 2022, a procissão volta a acontecer presencialmente após dois anos suspensa por causa da pandemia. Ao Cidadeverde.com, o padre Fábio Fernandes, coordenador da Festa da Mãe de Deus, destacou a importância do retorno  às ruas de Teresina. Para o sacerdote, a procissão mostra que a sociedade venceu os momentos difíceis causados pela Covid-19.

“É compreensivo o momento que ficamos recolhidos pelo bem de todos. Mas, agora, saindo, vamos dizendo juntos da nossa fé que nos manteve ao longo desses dois anos e dizer que é preciso voltar às ruas é preciso voltar à normalidade para que o mundo melhore”, destacou o padre.

Ao longo da procissão, os fiéis cantando hinos de louvores da Igreja Católica. Durante a procissão, foram realizadas paradas para momentos de oração. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

O terceiro mistério foi rezado em frente ao Hospital Getúlio Vargas, oportunidade em que os fiéis puderam agradecer aos profissionais da saúde pela dedicação durante os tempos mais difíceis da pandemias da Covid-19.

“Estamos aqui para dizer a todos os profissionais de saúde da nossa gratidão. E dizer que estamos juntos. Só Deus para recompensar tudo que eles fizeram”, completou o padre Fábio.

Sobre a participação da comunidade, o coordenador da Festa da Mãe de Deus disse que está muito feliz com a presença de tantos fiéis. Para o padre Fábio, as mais de 10 mil pessoas mostram o amor que é direcionado a mãe de Deus.

“A participação está muito bonita porque estamos voltando de dois anos retraídos. Ficávamos com aquele receio de que talvez o pessoal não viesse. Mas houve uma resposta tão bonita e positiva que aqui estamos em multidão rezando”, acrescentou o padre Fábio.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Fiéis cumprem promessas  

Rosemary Felipe Assueiro, de 55 anos, é indígena e essa é a quarta vez que participa da festa da mãe de Deus. Ao Cidadeverde.com falou da devoção que tem por Nossa Senhora e da promessa que paga todos os anos por uma graça alcançada. 

“Eu sou devota desde pequena porque nasci  em São Paulo e minha mãe me levava para a basílica. Agora moro no Nordeste e estou participando da festa. Essa é a primeira vez que venho de bicicleta. Mas toda procissao que tem no bairro eu levo a bicicleta enfeitada em homenagem a nossa senhora”, disse Rosemary Felipe. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Segundo a mulher, a bicicleta está enfeitada há um ano porque está cumprindo promessa para Nossa Senhora Aparecida pelas intercessões que tem feito em prol de crianças da clínica em que trabalha. 

“Trabalho com crianças em uma clínica pediatra. Rezo muito por elas. Ela me atendeu em muitas graças. A promessa é participar da festa com a bicicleta sempre enfeitada.l e com a imagem de Nossa Senhora, sempre demonstrando meu amor e minha fé”, destacou Rosemary Felipe. 

Já a aposentada Socorro Brasil perdeu as contas de desde quando participa da Festa da Mãe de Deus em Teresina. Este ano, trouxe a filha, neta e a cunhada para participarem da festa. 

A aposentada participou da procissão descalça e carregando a imagem de Nossa Senhora. 

“Eu acho ótimo. Adoro. Venho pedir que Nossa Senhora interceda para que Nosso Senhor tenha misericórdia da gente. É tanta doença, tanta coisa ruim, que só Nossa Senhora para protege a gente”, completou Socorro Brasil. 

A procissão terminou por volta das 9h40 com a coroação de Nossa Senhora na sede de Paulo VI.

 

 

 

Nataniel Lima 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais