Cidadeverde.com

Câncer de mama: Rede Feminina intensifica ações da campanha “Outubro Rosa”

Imprimir

 

Foto: Ministério da Saúde


 
Neste mês acontece a campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar e alertar para a prevenção do câncer de mama. O principal público atingido por essa doença são as mulheres, principalmente a partir dos 50 anos. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou, recentemente, que para o ano de 2022 são estimados 66.280 casos novos de câncer de mama no Brasil, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. Na região Nordeste, os números apontam para 13.190 novos casos. Especificamente no Piauí, são 590 casos estimados para este ano.
 
Frente a esses números preocupantes, a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) intensifica suas ações em prol do compartilhamento de informações relevantes sobre o câncer de mama a fim de dar aparatos para que mulheres e homens reconheçam os principais sinais e também cultivem hábitos de vida mais saudáveis. Tânia Cardoso, voluntária da RFCC-PI, reforça que “essa prevenção é importante durante todo o ano, mas no mês de outubro levamos palestras com oncologistas e mastologistas para instituições que nos convidam”, pontua.
 
A RFCC-PI montou um cronograma de palestras educativas que serão executadas ao longo do mês. A primeira aconteceu na sede da Polícia Rodoviária Federal, localizada na avenida João XXIII. O encontro foi conduzido pelo Dr. Pádua Filho, mastologista, que abordou aspectos importantes sobre o tema e tirou dúvidas dos presentes. Na sua fala, o especialista ainda relembrou que homens também desenvolvem câncer de mama, mas estima-se que a incidência nesse grupo represente apenas 1% de todos os casos da doença. Ele ainda frisou que o principal público atingido é o feminino e, por isso, orienta que “precisamos adotar medidas simples, como praticar atividades físicas, diminuir o consumo de álcool, viver em paz com a família. São fatores que contribuem, de alguma medida, para reduzir os riscos do aparecimento de câncer”, explica.
 
Presente na palestra, Regenilze Sousa, policial rodoviária federal, compartilhou que neste período do ano o órgão sempre realiza eventos pertinentes à campanha outubro rosa. “A nossa intenção e propósito é esclarecer, orientar as mulheres e, também, os nossos colegas policiais para que auxiliem suas esposas, mães, irmãs. É alertar para seguirem os cuidados que são orientados pelos profissionais. É despertar e sensibilizar todos os profissionais da PRF”, finaliza.
 
O próximo encontro já tem data marcada e acontece no dia 17 de outubro, às 19h, na Botica localizada na rua Desembargador Pires de Castro. O momento será conduzido pelo médico Sabas Carlos.


Carreata de Respeito 

Além disso, no dia 21 de outubro, às 17h, acontece a "Carreata de Respeito Outubro Rosa" com saída do SESC Cultural localizado na avenida Raul Lopes. A iniciativa visa alertar e conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais