Cidadeverde.com

HUT reativa captação de múltiplos órgãos e tecidos para transplantes

Imprimir

Foto: Ascom HUT

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), vinculado a Fundação Municipal de Saúde (FMS), retomou a captação de órgãos de múltiplos órgãos e tecidos para transplantes, com uma cirurgia realizada em um homem de 36 anos após rigoroso protocolo para constatação da morte encefálica, com autorização da família para a doação dos órgãos.

Na tarde da última terça-feira (12), uma equipe multidisciplinar do HUT por meio da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), com apoio da equipe de médicos e profissionais da Central Estadual de Transplantes realizaram a captação de rins, córneas e fígado desse doador.

Após o procedimento, que durou pouco mais de três horas, a família do doador recebeu o agradecimento dos profissionais da unidade. Os rins e córneas que foram transplantados no HGV, enquanto o fígado seguiu para rede nacional onde já foi transplantado em um receptor compatível. Cinco pessoas foram beneficiadas.

O diretor-geral, Fábio Marcos, falou sobre a estratégia adotada pelo hospital para a central de transplantes. “O HUT tem sido estratégico para a central de transplantes, pois atendemos pacientes com doenças de alta complexidade. Trabalhamos também para que possamos cada vez mais conscientizar a população sobre a importância do ato de doar órgãos e, consequentemente, de salvar vidas, afirma o diretor-geral.

A coordenadora de enfermagem da CIHDOTT, Sylvia Leite, afirmou que é importante que a pessoa informe aos amigos e parentes o interesse em doar os órgãos. “O HUT tem uma estrutura excelente. Essa primeira captação abre caminhos para outras. Serve de exemplo. É importante verbalizar o interesse de doar em vida”,afirmou.

O Hospital de Urgência de Teresina é credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes como Unidade Captadora e está retomando o serviço que estava desativado desde 2016. Com a reativação da Comissão em Junho desse ano já registrou o acolhimento de 34 famílias de potenciais doadores.

A cirurgia realizada teve a  supervisão da Equipe de Perfusão de Órgãos do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e da Organização de Procura de Órgãos (OPO), a captação foi realizada pela equipe do HUT formada pelos médicos: Wellington Figueiredo e Danilo Luz, enfermeiros Douglas dos Santos; Jalyni Prado e Cássio Nunes e as técnicas de enfermagem Claudiana Mendes e Helena Silva.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais