Cidadeverde.com

Sesapi realiza campanha de combate à Sífilis nesta terça-feira

Imprimir

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Coordenação de Doenças Transmissíveis, realiza nesta terça-feira, 18, a abertura da Campanha Estadual de Combate à Sífilis. Será a partir das 8h, no pátio da Sesapi, no Centro Administrativo. Junto com o combate à sífilis, serão realizadas Campanhas de Conscientização sobre o Outubro Rosa e de Alimentação Saudável, destinadas à população em geral e os servidores estaduais.

A Coordenação de Doenças Transmissíveis vai realizar testagem rápida de HIV, Sífilis, Hepatite B e C; disponibilização de material informativo, distribuição de preservativos masculino e feminino;  aferição de pressão arterial e teste de glicemia. O objetivo é fortalecer o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno para o controle da infecção.

Segundo a Coordenadora Karina Amorim, a sífilis é uma doença sexualmente transmissível ou de maneira vertical, da mãe para o bebê. “A sífilis é prevenível, tratável e curável, mas no estado do Piauí a incidência da doença vem aumentando nos últimos anos, principalmente na pandemia por causa da baixa testagem. Quem tem vida sexual ativa deve fazer o teste pelo menos uma vez por ano  porque pode estar com a doença, ser assintomático e estar transmitindo”, afirma a coordenadora.
Durante a manhã, vários serviços serão oferecidos como demonstração de chás terapêuticos; orientação sobre saúde bucal; serviços de auriculoterapia para o combate à ansiedade, insônia e dores; terapia manual para aliviar dores e tensões musculares e um varal de saúde mental. 

A população também será orientada sobre o combate ao Câncer com a entrega de material informativo, broches e laços alusivos ao Outubro Rosa. Para incentivar a alimentação saudável os assentamentos 17 de abril, Santana Nossa Esperança e o Comunidade Ave Verde vão realizar a Quitanda Virtual com venda de produtos produzidos por eles a preços acessíveis.

Da Redação
[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais