Cidadeverde.com
Cidades

Com baixa no estoque, Hemopi faz campanha para atrair doadores de sangue

Imprimir

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) registrou  uma baixa no estoque de sangue no mês de outubro. Para atrair doadores, a direção faz um apelo à sociedade sobre a importância da doação. 

Segundo o diretor do Hemopi, Jurandir Martins Filho,  a baixa no estoque se dá a diversos fatores, entre eles o processo eleitoral e a grande quantidade de feriados no mês de outubro.

“E isso dificulta que tenhamos um estoque de sangue satisfatório para atender a demanda hospitalar. Pedimos que a sociedade se sensibilize para que compareça em uma unidade em Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos para fazer a doação de sangue”, destacou o diretor do Hemopi. 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí funciona em Teresina das 7h15 às 18h, de segunda a sábado, independente de ser feriado ou não. Isso, segundo Jurandir Martins Filho, é para garantir que todos sejam atendidos. 

O tipo sanguíneo que tem maior escassez nos bancos de doadores é o do tipo RH negativo. Isso porque, segundo o diretor do Hemopi, apenas 20% da população brasileiro tem esse tipo sanguíneo. 

“É o sangue menos prevalente. E, com isso, temos uma dificuldade maior de ter. É importante que você doador possa realizar esse grande gesto de cidadania e solidariedade e doar sangue, porque alguém vai precisar do seu sangue”, completou o diretor Jurandir Martins Filho. 

Quem pode doar sangue

Para doar sangue, o doador precisa preencher uma série de requisitos. Entre eles, uma idade mínima para ter feito a primeira doação. Confira: 

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos alguns documentos digitais com foto.

 
Nataniel Lima e Gorete Santos
[email protected]  

Imprimir