Cidadeverde.com

Novo modelo de identidade começa a ser emitido no Piauí ainda em 2022

Imprimir

O novo modelo da carteira de identidade deve começar a ser emitido no Piauí até o mês de dezembro. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (21) pelo diretor do Instituto de Identificação, Juarez Gonçalves.

Segundo ele, o Piauí está aguardando apenas os trâmites finais para possibilitar a transição para o novo modelo, que será unificado em todo o país. 

"A gente já fez todos os acordos e toda a documentação para fazer a integração sistêmica. Para fazer a emissão, temos que ter uma integração com a Receita Federal e com a plataforma Gov.br. O Piauí já está apto. Em breve vamos divulgar uma data", disse. 

A nova carteira de identidade será emitida em duas versões: física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel ou em policarbonato, atende aos que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. 

Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.

Para verificar a autenticidade do documento, a CIN possui um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada.

O atual modelo tem validade até 2032, portanto, não será preciso trocar imediatamente a identidade pelo novo modelo, de modo que a transição possa ser gradual e contínua.

 

Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais