Cidadeverde.com

Atriz destaca o papel das mulheres na série sobre a Batalha do Jenipapo

Imprimir

Interpretando a esposa do major português João José da Cunha Fidié na série Jenipapo – A Fronteira da Independência, a atriz piauiense Ana Alice de Aguiar, contou em entrevista à TV Cidade Verde, como foi fazer o papel da Maria Isabel Garcia Dávila na obra ficcional sobre a Batalha do Jenipapo.

A série ficcional "Jenipapo – A Fronteira da Independência" tem 10 episódios de 30 minutos e terá seus episódios exibidos com exclusividade pela TV Cidade Verde durante os sábados. Os primeiros dois episódios estreiam no dia 22 de outubro, às 18h15, com reexibição no domingo (23), às 10h. A série é produzida pela Framme Produções em parceria com a TV Cidade Verde.

“Pra mim foi maravilhoso porque era uma mulher de vanguarda, foi uma mulher que desafiou o pai para casar com uma pessoa que não foi de casamento arranjado. Então, a Maria Isabel escolheu o próprio marido que já era super vanguarda, a Isabel montava a cavalo, lutava de espada, então foi um olhar diferente para essas mulheres e mostrar outras mulheres que foram muito importantes também, além da Maria Isabel, nesse processo, nessa Batalha do Jenipapo”, diz.

Ana Alice destaca que os diretores e roteiristas, Alexandre de Mello, Chico Rasta e Igor Medeiros, tiveram o olhar especial de retratar outros personagens, como as mulheres, que também tiveram importância no movimento de independência do Brasil.

“Foi incrível porque foi um trabalho de 11 anos de pesquisas do Alexandre, do Rasta e do Igor Medeiros, que são os roteiristas, e eles tiveram muita preocupação em falar dessas pessoas que não estão muito nos livros de história e as mulheres que são pessoas muito importantes nessa batalha, nesse olhar desses roteiristas, desses diretores”, ressalta a atriz.

Fotos: Yala Sena

Já sobre o papel na série, Ana Alice contou que os principais desafios foram o sotaque português e aprender a andar de cavalo.

“Eu tive alguns desafios, o sotaque português, porque a Maria Isabel é portuguesa, e andar a cavalo. Eu não andava a cavalo, aprendi a andar a cavalo e a Maria Isabel galopava, uma vez a gente foi treinar em uma arena de vaquejada, e aí haja emoção, mas foi ótimo. Essa coisa da pesquisa, esse cuidado que eles tiveram, fez com que a gente se aprofundasse também na história. Existem 20 leituras diferentes da Batalha do Jenipapo e o Alexandre, o Rasta e o Igor passaram por todas elas nessa pesquisa e a gente acabou descobrindo nuances, que até a gente que é piauiense, não conhece muito da história”, destaca.

Ana Alice, que atualmente mora em São Paulo, já fez diversos trabalhos em novelas, porém no audiovisual, foi a sua primeira estreia. A atriz destacou o sentimento e a importância de ser piauiense e contar um pouco da história do Piauí no projeto.

“Pra mim foi muito simbólico porque foi uma estreia de uma história que se passou no meu estado, uma história muito importante para o País inteiro, não só para o Piauí, no dia do aniversário do Piauí, e eu, atriz piauiense, estreando no audiovisual, então foi cheio de símbolos para mim e reencontrar as pessoas do elenco, pessoas que a gente ficou morando junto três meses em Luís Correia, convivendo diariamente”, conta.

Os atores Ricco Lima e Adriano Garib convidam o público para a estreia da série Jenipapo – A Fronteira da Independência, no dia 22 de outubro, às 18h15, na TV Cidade Verde. 

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais