Cidadeverde.com

Ação de combate a Sífilis é realizada em Picos

Imprimir

Foto: Paula Monize - Cidadeverde.com/picos

Na manhã desta sexta-feira (21) foi realizado em Picos o 'Dia D' de combate à Sífilis, infecção sexualmente transmissível. A ação ocorreu em frente ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no centro da cidade.

A atividade que contou com a parceria de outros órgãos distribuiu insumos (preservativos) à comunidade, além da realização de testes.

O coordenador do CTA de Picos, Fábio Bernardes, informou que em 2022 foram registrados 108 casos de Sífilis, grande parte do público acometido são jovens. 

"Desde o início do ano estamos realizando atividades. Esse mês, especialmente, fizemos algumas ações em avenidas da cidade. Hoje estamos fazendo o Dia D aqui no CTA, porque é preciso conscientizar a população porque em 2022 tivemos 108 casos, a grande maioria são de pessoas jovens. Vamos aos locais que são pontos de vulnerabilidade, universidades também, com o intuito de que façam o teste. A sífilis tem cura, quanto mais cedo tratada melhor o prognóstico", disse Fábio Bernardes.

Coordenador do CTA - Fábio Bernardes

Diagnóstico e tratamento

Para ter acesso aos serviços ofertados no CTA, a população deve se dirigir ao órgão munido de documento pessoal e do Cartão do SUS. Após a realização de testes para doenças sexualmente tranmissíveis, em caso positivo, a população tem acesso ao tratamento de forma gratuita.

"Aqui são feitos os exames de Hepatite B, C, HIV e Sífilis. Orientamos a população para que adotem os devidos cuidados, aqui fazemos a oferta de insumos, realizamos o aconselhamento caso a pessoa tenha feito relação desprotegida. Após a realização dos testes, em caso de resultado positivo, a pessoa só passa pelo médico e recebe a medicação de forma gratuita", pontuou Fábio Bernardes.

Entrega de insumos

Paula Monize

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais