Cidadeverde.com

Iniciados os jogos das Olimpíadas Universitárias

Imprimir
Desde o dia 16 até o próximo dia 31, estão acontecendo os jogos eliminatórios da etapa estadual das Olimpíadas Universitárias-Jubs 2009. O evento é uma preparação para a etapa nacional, que acontece em Fortaleza, no período de 14 a 22 de agosto.

A Federação Acadêmica de Esportes Piauiense (FAEP) é a entidade responsável pela organização das olimpíadas universitárias. Segundo o presidente da federação, Georgeano Oliveira, a estimativa é que o Piauí leve uma delegação de 100 a 120 pessoas, entre atletas e dirigentes.

Já existem 490 pessoas inscritas na etapa estadual. A competição envolve dois tipos de modalidades: 1) a coletiva, que diz respeito aos jogos de futsal, voleibol, handebol e basquete. 2) a individual, que envolve o judô, atletismo, natação e xadrez.

A Solenidade de abertura das Olimpíadas Universitárias, Jubs 2009-Etapa Estadual, aconteceu na última sexta-feira (15-05), à noite, no auditório da Faculdade Novafapi. Das 22 instituições que concorrem na competição desse ano, 12 delegações das universidades e faculdades participaram da abertura.

O momento mais marcante foi quando o atleta de futsal do Instituto Federal do Piauí (CEFET), Igor Mororó, eleito o artilheiro do campeonato piauiense universitário 2008, acendeu a tocha olímpíca. O atleta de futsal Antônio José da Costa Camilo, da Faculdade CEUT, que é tetracampeão das olimpíadas universitária-etapa estadual, fez o juramento.    
O evento contou com a participação do presidente da Fundespi, Vicente Sobrinho, e do secretário estadual da Fazenda, Antônio Neto. Atualmente, o governo do Estado é o principal parceiro e incentivador das olimpíadas universitárias.

Além da ajuda financeira também comprou um ônibus para levar os atletas vencedores da etapa estadual que vão concorrer na etapa nacional. “Queremos divulgar o esporte universitário em todo Estado, por isso solicitamos aos gestores das instituições que ofereçam mais apoio para que os nossos jovens possam participar da etapa estadual e da nacional”, comentou Georgeano.  

Na solenidade de abertura, o secretário estadual da Fazenda, Antônio Neto, destacou a importância do evento. “Além de estimular a competitividade, a principal importância das olimpíadas universitárias é o estímulo dos jovens, a conquista do respeito e o incentivo à solidariedade e o espírito de equipe. É por isso que o governo do Estado apóia esse tipo de iniciativa”, comentou Antônio Neto.   

Segundo o presidente da FAEP, Georgeano Oliveira, esse ano a grande novidade das olimpíadas universitárias é a interação dos atletas e dirigentes de Teresina com os outros municípios do interior do Estado. Além dos atletas de Teresina, estão participando da competição os estudantes dos municípios de Picos, Parnaíba, Floriano e Piripiri. “Pela primeira vez na história dos jogos universitários está acontecendo essa integração entre capita e interior”, ressalta o presidente da FAEP.   

 

Onde estão acontecendo os jogos (PROGRAMAÇÃO)

 Olimpíadas Universitárias- Jubs 2009-Etapa Estadual (16 a 31 de Maio)

 16 a 31 de Maio

Modalidades Coletivas (futsal, voleibol, handebol e basquetebol)

 

23 de Maio (a partir das 16h00)

Modalidades Individuais (judô, atletismo, natação e xadrez)

 
Locais:

Atletismo (Pista da UESPI)

Natação (Círculo Militar)

Xadrez (Clube Teresinense de Xadrez)

Judô (Dojô Eugênio Fortes, na Marechal Castelo Branco)

 
Uma das esperanças para representar o Piauí na etapa nacional das Olimpíadas Universitárias é Fernanda Araújo, atleta da Faculdade FACE que disputou o Troféu Norte-Nordeste de Atletismo, em Recife (PE), conquistando duas medalhas: ouro nos 200m e prata nos 100 metros rasos.

Ela também é a maior aposta do Piauí para conseguir disputar as Olimpíadas Universitárias Mundial (UNIVERSIADE), que esse ano acontecerá no período de 01 a 12 de julho, em Belgrado, na Sérvia. Os atletas brasileiros que vão participar dessa competição mundial já estão selecionados, mas ainda há vaga para o atletismo, natação e xadrez.  

No próximo dia 23/05, Fernanda participa da Etapa Estadual das Olimpíadas Universitárias. A competição acontecerá na pista da Universidade Estadual do Piauí e os vencedores de cada prova irão representar o estado na fase nacional, que acontece em Fortaleza de 14 a 23 agosto.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: