Cidadeverde.com

Piauí segue com alerta de chuva intensa em 193 municípios

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O Piauí segue com alerta para chuvas intensas nesta quarta-feira (26), com previsão para 193 municípios, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apenas parte da região Norte e do extremo Sul não entram nessa previsão.

O alerta laranja atinge 119 municípios na região Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste do estado, com possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h.

Já o alerta amarelo atinge parte de cidades do Sudeste e Sudoeste do estado, com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos entre 40 a 60 km/h. O alerta segue até 11h, de quinta-feira (27) quando será divulgado novo boletim.

Foto: Inmet

De acordo com o Inmet,  há previsão de acumulados de chuva que poderão ficar entre 10 e 50 mm em algumas áreas do Piauí até o dia 31 de outubro, principalmente na região Centro Sul do Matopiba.

A possibilidade de chuva atinge as cidades de Teresina, Acauã, Agricolândia, Amarante, Altos, Baixa Grande do Ribeiro, Barras, Barro Duro, Batalha, Bom Jesus, Cajazeiras, Campo Maior, Castelo do Piauí, Curimatá, Fartura do Piauí, Demerval Lobão, Floriano, Fronteiras, Gilbués, Jacobina do Piauí, Itaueira, Santa Cruz do Piauí, Pedro II, Picos, Pimenteiras, Porto, Morro Cabeça no Tempo, São Raimundo Nonato, União, Uruçuí, entre outros.

"O fenômeno que provocou essa chuva se origina a milhares de quilômetros de nós, lá na região sub Antártica. É uma frente fria que se caracteriza como um grande corredor de umidade, uma grande massa de ar que tem como característica principal: baixar a temperatura dos lugares por onde ela passa e distribuir umidade, água", explicou o climatologista Werton Costa, ressaltando que a temperatura amena deve durar menos de 48h.

"Essa condição de tempo agradável não vai permanecer por muito tempo. A previsão meteorológica nacional aponta  que nós temos ainda 48 horas de atuação dessa massa de ar polar sob o Nordeste. Ela deve provocar ainda alguma precipitação, no Norte piauiense, na grande Teresina. A partir de amanhã ela perde bastante força, migrando um pouco mais para o Norte com chuvas localizadas e ocasionais. Depois vamos retornar para o nosso ciclo de tempo firme"

Bárbara Rodrigues 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais