Cidadeverde.com

Copa do Nordeste apresenta formato da edição 2023

Imprimir

Créditos: Marlon Costa/CBF

A Diretoria de Competições da CBF apresentou, nesta quinta-feira (27), o formato, as datas-base e os critérios de participação da Copa do Nordeste 2023. A competição tem previsão de início em 22 de janeiro e encerramento no dia 3 de maio. Serão 12 datas destinadas ao regional no calendário, sendo que nenhuma delas conflitará com os Campeonatos Estaduais em andamento no mesmo período. 

Os doze clubes pré-classificados foram definidos com os seguintes critérios: Nove vagas estão destinadas para os campeões estaduais de 2022. As outras três ficam reservadas para as federações melhores colocadas no Ranking Nacional de Federações (RNF 22).

Neste ano, as Federações Cearense, Baiana e Pernambucana estão no topo do ranking e terão uma segunda vaga para o torneio, com a classificação do time melhor posicionado no Ranking Nacional de Clubes da CBF (RNC 22).

Sendo assim, já estão garantidos na Copa do Nordeste 2023: Fortaleza, CRB, Sampaio Corrêa, Náutico, ABC, Campinense, Sergipe, Atlético-BA, Fluminense-PI, Ceará, Bahia e Sport. 

A formação dos dois grupos da primeira fase será definida por meio de sorteio, a ser realizado em data anunciada posteriormente. Os pré-classificados serão distribuídos entre os grupos A e B assim como os quatro advindos por meio das vagas das Eliminatórias.

Todas as equipes farão oito jogos e as quatro primeiras colocadas de cada grupo passam para a próxima fase - quartas de final. Nessa etapa, os dois primeiros colocados de cada grupo farão o jogo único como mandantes. Nas semifinais, os mandos de campo serão dos times de melhor campanha. A final será disputada em jogos de ida e volta com o clube de melhor campanha decidindo diante de sua torcida. 

Eliminatórias para a Copa do Nordeste

As Eliminatórias para a Copa do Nordeste serão disputadas em duas fases e em jogos únicos. Nos dias 5 e 8 de janeiro, dezesseis equipes entrarão em campo em busca de quatro vagas para a fase de grupos da "Lampions League". São elas: Vitória, CSA, Confiança, Santa Cruz, Botafogo-PB, Ferroviário-CE, América-RN, Altos, Moto Club, Caucaia, Jacuipense, Retrô, ASA, Cordino, Potiguar de Mossoró e Sousa.

Entre esses estão os nove melhores posicionados no Ranking Nacional de Clubes da CBF (RNC), sendo um para cada Federação, excluídos os já classificados para a Fase de Grupos da competição e mais sete clubes advindos das vagas destinadas às federações mais bem ranqueadas no RNF e respeitando a colocação dos clubes em seus Estaduais, em 2022. 

As 16 equipes apresentadas acima serão ordenadas conforme suas posições no RNC 2022. A partir daí, serão definidos os confrontos, com o primeiro colocado enfrentando o 16º, o segundo com o 15º e assim por diante. Os clubes melhores ranqueados fazem o jogo único como mandantes nas duas fases. 

A Diretoria de Competições da CBF enviará os documentos técnicos e tabela detalhada da Copa do Nordeste 2023 dentro dos prazos previstos no Estatuto do Torcedor. 

 

 

Fonte: CBF

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais