Cidadeverde.com

187 famílias alagadas ainda estão em abrigos

A secretária municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Graça Amorim, em entrevista ao Jornal do Piauí afirmou que 187 famílias atingidas pelas enchentes ainda estão em abrigos em Teresina. Os alagados que ainda estão em escolas devem deixar os locais até o final desta semana.

Segundo dados da Semtcas, 592 famílias estavam em abrigos da prefeitura durante as cheias. “Acreditamos que em até no máximo um mês concluiremos todo o suporte que damos aos desabrigados”, afirma Amorim. A secretária diz ainda que o poder municipal continuará dando suporte aos desabrigados pelo tempo que for necessário.
 

“Muitas famílias já voltaram por conta própria para suas casas, outras a prefeitura ajudou com o transporte. Algumas que estão no Família Acolhedora ainda vão demorar a voltar porque tiveram sua casa muito danificada”, explica. De acordo com Graça Amorim, a prefeitura está fornecendo material de construção pra que os desalojados reformem suas residências.

Outra preocupação é fazer com que as casas das regiões afetadas pela enchente não voltem a ser ocupadas quando as famílias forem transferidas. “Mas a retirada só pode acontecer quando a área da enchente for revitalizada, porque à medida que uma família é transferida, e o espaço não é revitalizado, outras ocupam o local”, explica Amorim. Um exemplo disto é a Vila Ferroviária 3, onde 14 famílias foram retiradas e a prefeitura está urbanizando a área.

Aterro

A Semtcas detectou que 200 famílias vivem do lixo no aterro sanitário da cidade. “O lixo é muito rico e muitas pessoas vivem daquele. Elas reivindicam um galão, mas entendemos que só isso não basta. Vamos qualificá-las, ensinar como trabalhar em cooperativismo, dar a instrução, para que eles mesmo tomem conta do seu negócio”, afirma a secretária Graça Amorim. Ela afirma que esta qualificação deve ter início em junho quando será licitado o galpão para seleção de material reciclável.
 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: