Cidadeverde.com

Em Picos, milhares de pessoas devem visitar cemitérios no Dia de Finados

Imprimir

Fotos: Paula Monize - Cidadeverde.com/picos

Esta quarta-feira (02 de novembro) é marcada por um dos mais tradicionais rituais do povo cristão - o Dia de Finados -. A data é reservada para visitação dos entes queridos que já faleceram. Em Picos, milhares de pessoas devem visitar os cemitérios num gesto de relembrar a memória dos falecidos.

Os principais cemitérios da cidade - São Pedro de Alcântara (bairro São José) e Jardim da Eternidade (bairro Parque de Exposição) receberam serviços de capina, realizados pela Prefeitura de Picos, com o objetivo de preparar os locais para visitação.

No Dia de Finados, as pessoas tem o costume de fazer orações pelos mortos e acenderem velas. 

Capina e limpeza dos cemitérios

Origem do Dia de Finados 

Desde a época do cristianismo primitivo, que se desenvolveu sob as ruínas do Império Romano, que os cristãos rezavam por seus mortos, em especial pelos mártires, onde estes eram frequentemente enterrados: nas catacumbas subterrâneas da cidade de Roma.

O costume de rezar pelos mortos foi sendo introduzido paulatinamente na liturgia (conjunto de rituais que são executados ao longo do ano) da Igreja Católica. O principal responsável pela instituição de uma data específica dedicada à alma dos mortos foi o monge beneditino Odilo (ou Odilon) de Cluny." (Trecho extraído do Brasil Escola)

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais