Cidadeverde.com

Washington Bonfim cita a segurança como um dos desafios no novo governo

Foto: Renato Andrade

Atualizada às 15h

Em uma nova entrevista nesta quarta-feira (2), desta vez no Jornal do Piauí, Washington Bonfim destacou a segurança como um dos principais desafios do novo governo.

"Segurança pública é uma questão que nos afeta a todos. Não é uma questão só do Piauí", disse o futuro gestor, ressaltando a volta do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), no governo Lula. O programa tem como objetivo diminuir os indicadores de criminalidade nas regiões metropolitanas mais violentas do Brasil. 

"O presidente eleito vai retomar um programa que foi muito importante lá no seu primeiro governo, o Pronasci, que é um programa de apoio aos municípios na questão da segurança pública. Isso é uma ótima notícia, pois permite que você tenha União, estados e municípios imbuídos desse objetivo maior, que é dar paz as famílias", afirmou.

Aliado a segurança, o futuro gestor cita investimentos na educação de tempo integral. "O governador Rafael foi muito claro em relação a prioridade na educação de tempo integral com profissionalização que é para tranquilizar as famílias", destacou.

Matéria original

Anunciado para o comando da Secretaria Estadual de Planejamento, o professor e cientista político Washington Bonfim afirmou nesta quarta-feira (02) que sua gestão na pasta irá focar no monitoramento das ações das secretarias para garantir o cumprimento de metas estabelecidas no plano de governo. 

Segundo Bonfim, a intenção do governador eleito, Rafael Fonteles (PT), é garantir que as promessas feitas durante a campanha sejam efetivadas em cada uma das áreas da administração estadual. 

“O governador eleito, Rafael Fonteles, foi bastante explícito na nossa conversa em relação ao papel que a Secretaria de Planejamento terá no monitoramento das ações e obtenções das metas de governo, a partir do programa consagrado nas urnas. A gente vai montar o planejamento governamental, as peças jurídicas e aperfeiçoar a sistemática de monitoramento dessas metas. O grande diferencial será essa observância estrita de entregar aquilo que foi prometido em praça pública”, disse Washington Bonfim, ao Notícia da Manhã. 

O novo secretário de Planejamento ainda avalia que o alinhamento com o governo federal, que será comandando por Lula (PT), também é um dos pontos positivos para o governo de Rafael Fonteles. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

 

Washington Bonfim também destaca que a proposta orçamentária para 2023, que tramita na Assembleia Legislativa, não deve sofrer muitas alterações, uma vez que parte da atual equipe econômica vai permanecer na gestão de Rafael Fonteles, como o secretário de Fazenda, Antônio Luis Soares. 

Apesar da experiência como gestor em pastas como as secretarias de Educação e Planejamento de Teresina, Washington Bonfim aponta que será um desafio assumir o comando da Seplan.

“Um primeiro grande desafio é entender a própria máquina, entender essa dinâmica, e, a partir do estabelecimento dessa dinâmica, estabelecer o modelo de monitoramento correto”, ressaltou.

Secretariado 

O governador eleito Rafael Fonteles(PT) já anunciou três nomes para o secretariado: 

  • Antônio Luís Soares - Fazenda
  • Chico Lucas - Segurança 
  • Washington Bonfim - Planejamento

A expectativa é mais nomes sejam anunciados ao longo da semana pelo governador. 

 

 

 

Natanael Souza
[email protected]
 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais