Cidadeverde.com
Últimas

Teresina inicia vacinação contra a raiva neste final de semana na zona Rural

Imprimir

Foto: Ascom/FMS

As equipes da gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) visitam, neste sábado (5), as zonas rurais Norte e Leste para a vacinação contra a raiva. Este ano, a campanha será iniciada com a imunização de cães e gatos pertencentes aos moradores destas áreas.

O gerente Paulo Marques explicou que, diferente da zona urbana, que mantém pontos fixos, os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias farão visitas às residências rurais, realizando a vacinação de cães e gatos.

“Desta forma, pedimos a todas as pessoas dessas localidades, que nos recebam e ajudem nas contenções e nas guardas dos animais”, pediu o gerente.

A ação terá continuidade, no sábado seguinte (12), quando as equipes percorrerão as zonas rurais Sul e Sudeste. “Em breve, a gerência de Zoonoses da FMS anunciará as datas da continuidade da campanha na zona urbana”, disse Paulo Marques, destacando que “o objetivo é vacinar o maior número de animais para que seja reduzido, o máximo possível, o risco de doenças zoonóticas”.

A raiva é uma doença que pode atingir todos os mamíferos, transmitida pela mordida de animais infectados. Ela atinge o sistema nervoso central e pode levar à morte. A única forma de prevenção é a vacina, que deve ser realizada, anualmente, em animais domésticos, especialmente cães e gatos, por sua maior proximidade com os seres humanos.

 

Da Redação
[email protected]

Imprimir