Cidadeverde.com

Camarões quer dar fim a jejum em Copas para reviver sucesso dos anos 90

Imprimir

Apesar de muitos jogadores africanos serem protagonistas no futebol europeu há décadas, nenhuma das seleções do continente conseguiu refletir nas Copas do Mundo o mesmo sucesso.

Até hoje, o máximo que as nações africanas conseguiram em Mundiais foi chegar até as quartas de final, feito obtido primeiramente por Camarões em 1990.

Na ocasião, o país surpreendeu logo na estreia ao vencer a Argentina de Diego Maradona, então campeã mundial. Depois, ao superar a Romênia, além da classificação, também liderou o grupo que tinha ainda a União Soviética.

Nas oitavas de final, os camaroneses venceram a Colômbia por 2 a 1 –dois gols de Roger Milla, o maior ídolo do futebol no país. Só pararam nas quartas, diante da Inglaterra do meia Bobby Robson, quando perderam por 3 a 2.

Somente dois países, Senegal, em 2002, e Gana, em 2010, conseguiram igualar o feito camaronês.

Desde que deixou sua marca no futebol mundial, no entanto, Camarões passou a acumular fracassos nas Copas que disputou. Depois de estrearem em 1982 e terem de esperar oito anos para voltar ao Mundial em 1990, a nação disputou cinco Copas (1994, 1998, 2002, 2010 e 2014).

Além de sempre ser eliminada na fase de grupos nas últimas cinco aparições, venceu somente um duelo em 15 disputados. E já faz 20 anos. Foi em 2002, quando derrotou a Arábia Saudita, por 1 a 0, gol de Eto'o, atualmente presidente da federação nacional de futebol do país.

Depois de estrear naquela edição com um empate diante da Irlanda, Camarões perdeu para a Alemanha na rodada final e ficou em terceiro na chave, com quatro pontos, um a menos do que os irlandeses.

O Brasil também impôs derrotas à seleção africana nos últimos anos. Em Copas do Mundo, os países se encontraram duas vezes, em 1994 e 2014. Os brasileiros venceram ambas, primeiro por 3 a 0 e depois por 4 a 1.

Na Copa do Mundo no Qatar, as nações terão um novo encontro, no Grupo G. Suíça e Sérvia também estão na mesma chave.

O encontro entre sul-americanos e africanos será na última rodada, em 2 de dezembro, em Lusail. Como o Brasil é favorito não só na chave, mas também a levar o título, é esperado que o país já chegue à rodada final com sua classificação encaminhada.

Camarões, então, poderá se aproveitar disso, principalmente se o técnico Tite resolver poupar suas principais estrelas.

"Não vamos ter medo do Brasil porque o elenco atual não é o Brasil de antigamente", polemizou o atacante camaronês Vincent Aboubakar, jogador do Al Nassr, da Arábia Saudita.

Com passagens no futebol europeu por clubes como Valenciennes, Lorient, Porto e Besiktas, ele afirmou ainda que "é claro que existem bons jogadores [na seleção brasileira], mas para ir longe na Copa é preciso de um grupo muito unido. Sem esse coletivo, de pouco adiante alinhar os grandes nomes."

Camarões, contudo, não teve vida fácil para chegar à Copa do Mundo. Na verdade, a classificação do país foi uma das mais sofridas entre as seleções africanas.

A vaga veio após uma vitória emocionante sobre a Argélia nas Eliminatórias. No primeiro confronto entre as equipes, os argelinos venceram fora de casa, em Douala, por 1 a 0, gol de Slimani.

No jogo da volta, disputado em Blida, na Argélia, os camaroneses abriram o placar com Choupo-Moting.

A vitória no tempo normal levou o duelo para a prorrogação, e Ahmed Touba empatou o jogo faltando dois minutos para o fim.

No quarto minuto dos acréscimos, porém, o gol de Karl Toko-Ekambi, jogador do Lyon, deu a Camarões o triunfo e, pelos gols fora de casa, a chance de jogar o próximo Mundial.

"Somos uma grande equipe, representando um grande país, e acreditamos que podemos ir longe na Copa. Deixamos o nosso futebol falar", disse Aboubakar.

Fonte: Folhapress

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais