Cidadeverde.com

Malária pode ser potencialmente fatal se não diagnosticada a tempo

Imprimir

Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

 

A malária é uma doença infecciosa que pode evoluir para forma grave ou para o óbito se não diagnosticada em tempo oportuno e tratada de forma correta. Causada por parasitos do gênero Plasmodium, a doença é transmitida às pessoas pela picada de mosquitos fêmeas infectadas, do gênero Anopheles.

Existem quatro espécies de Plasmodium que podem causar a malária humana: P. falciparum, P. vivax, P. malariae e P. ovale. Dessas, o P. falciparum e o P. vivax são os mais prevalentes no Brasil, sendo o P. falciparum o maior responsável por casos graves de malária.

A prevenção da malária está ligada ao controle/eliminação do mosquito transmissor e pode se dar por meio de medidas individuais, com uso de mosquiteiros, inseticidas, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e repelentes.

Já as medidas coletivas incluem drenagem de coleções de água, obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor, aterro, limpeza das margens dos criadouros, modificação do fluxo da água, controle da vegetação aquática, melhoramento da moradia e das condições de trabalho e uso racional da terra.

 

Fonte: Ministério da Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais