Cidadeverde.com

CT de skate é pauta de reunião entre UFPI e Federação piauiense

Imprimir

Seguindo os passos do badminton, o skate quer ter um espaço para pratica da modalidade dentro da UFPI. O projeto vem dando passos importantes para iniciar a construção do Centro de Cidadania e Skate Social do Piauí e na tarde desta quinta-feira (10) aconteceu uma reunião entre membros da federação e a universidade. 

O reitor da UFPI, professor doutor Gildásio Guedes, juntamente com departamento de Esporte, pelo professor doutor Sérgio Galan, apresentou ao Tribunal de Justiça do Piauí, representado pelo desembargador Hilo Almeida, o projeto para construção do Centro Olímpico do Skateboard, contemplando 3 modalidades de skate +Street, Park, Vert. 

A intenção da modalidade é conciliar o esporte nos aspectos lúdico, social, educacional e de alto rendimento em um moderno complexo esportivo, de padrão olímpico, que será referência na região Nordeste.

O projeto prevê parceria com várias entidades, em especial a UFPI, TJPI, FADEX, CBSk e FEPISk. A ideia é baseada no modelo de parceria da Universidade com a modalidade badminton, que se tornou referência para o Brasil e no mundo, contando com um Centro de treinamento de referência nacional e internacional.

Parte dos recursos para construção do Centro Olímpico estão assegurados pelo TJ PI. A UFPI vai ceder o terreno do Centro Olímpico. A FADEX estará administrando o projeto de captação e construção. 

No Piauí, a ideia ganhou força com o departamento de Esporte da UFPI, pelo doutor Sérgio Galan, que não mediu esforços para sistematizar a elaboração do projeto. A comunidade Skateboard foi representada por Thyago Costa e Carla Mata, dirigentes FEPISk, entidade filiada CBSk.

Em Teresina, principal palco das competições e quantidade de skatistas do estado o local usado para treinos e torneios é o Parque Potycabana, mas anda longe do ideal para pratica da modalidade. Porém nos últimos a federação piauiense junto a confederação vem conseguindo colher frutos do esforço e levar etapas estaduais para cidades no interior, sediar etapas regionais e também fazer surgir talentos na modalidade. 

 

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais