Cidadeverde.com

Enem: redação aborda desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais

Imprimir

Foto: Futura press/ Estadão Conteúdo

Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil": esse é o tema sobre o qual os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 terão que escrever na redação. O texto deve ser, em regra, dissertativo-argumentativo. Ou seja, as ideias defendidas precisam estar embasadas por explicações fundamentadas e por argumentações sobre o assunto. Para isso, é apresentada uma situação-problema, além de textos motivadores, a partir dos quais os conceitos devem ser desenvolvidos, em até 30 linhas.

O tema é o mesmo para as duas versões do Enem: impressa e em computador. Vale pontuar que a redação do exame digital será realizada em material impresso, nos mesmos moldes da versão em papel. As redações são avaliadas de acordo com cinco competências. A nota pode chegar a 1.000 pontos. Por outro lado, há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Correção

O processo de correção é monitorado em todas as suas etapas e segue, rigorosamente, os parâmetros estabelecidos pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final. Os profissionais selecionados para isso atendem a critérios de formação, como graduação em letras e linguística, e continuada, com exigência mínima de mestrado para as funções de supervisor e subcoordenador. Além disso, é exigida experiência comprovada em coordenação de correção de produção textual em avaliação educacional, exames ou concursos.

Aplicação

O Inep aplica o Enem 2022 em dois domingos, 13 e 20 de novembro, para cerca de 3,4 milhões de pessoas. Dessas, 3.331.566 optaram pela prova em papel, e 65.066, pela versão em computador. No primeiro dia, além da redação, são aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. Serão 45 questões em cada área do conhecimento.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Fonte: Inep

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais