Cidadeverde.com

Piauí tem o primeiro cartório com matrículas de imóveis 100% digitais

Imprimir

Foto: Ascom

A Corregedoria do Foro Extrajudicial do Estado do Piauí entregou na segunda-feira (14), o Selo Registro Eletrônico de Imóveis ao primeiro cartório do Piauí com matrículas de imóveis 100% digitais. O selo foi para o 7° Ofício de Teresina, localizado no Centro.

A entrega foi feita pelo desembargador Joaquim Santana, corregedor do Foro Extrajudicial, à 7ª Serventia Extrajudicial de Registro de Imóveis de Teresina. O Selo reconhece, além da informatização das matrículas imobiliárias, a sua integração, em âmbito nacional, ao Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI).

Por meio da Portaria nº 4561/2022, a Corregedoria Extrajudicial implantou programa de ação visando à universalização da automação de matrículas de imóveis no Piauí por meio do Sistema Informatizado de Automação Cartorária (Siac). Atualmente, das mais de 1 milhão de matrículas de imóveis no Piauí,  35% estão automatizadas e 65% em livros manuais.

Com a migração das matrículas para o Siac, proporciona-se acessibilidade remota e isonômica aos usuários, promovendo mais rapidez, qualidade e segurança aos serviços extrajudiciais de registro de imóveis.

“É com satisfação que outorgo o Primeiro Selo de Registro de Imóveis Eletrônico. O 7° Ofício de Teresina está integralmente automatizado e integrado à plataforma nacional Saec [Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado] com as matrículas em nuvem. É uma grande evolução para a população, que poderá acessar qualquer matrícula instantaneamente, além de ter serviços registrais mais céleres e com segurança no armazenamento. É o primeiro passo para automatização das matrículas de todo o Estado”, disse o corregedor do Foro Extrajudicial do Piauí, desembargador Joaquim Dias Santana.

O programa de ação da Corregedoria do Foro Extrajudicial prevê que todos os cartórios de registro imóveis do Piauí contem com matrículas 100% automatizadas até março de 2025.

 

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais