Cidadeverde.com

Regiões metropolitanas poderão antecipar 5G para janeiro

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Até 1º de janeiro do ano que vem, cerca de 420 municípios estarão aptos a receber a tecnologia 5G, informou o vice-presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) Moisés Moreira, em evento da Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações), na última quinta-feira (10).

O Gaispi, grupo da Anatel que acompanha a implementação do 5G no Brasil, permitiu que a agência desocupasse a faixa de 3,5 GHz ( Gigahertz) por conjuntos de cidade.

A autorização ampliou o número de municípios que vão ficar aptos a receber a tecnologia no começo do ano que vem. Antes disso, a liberação aconteceria somente nas cidades com mais de 500 mil habitantes.

De acordo com a Anatel, serão contempladas as regiões metropolitanas das capitais e municípios próximos de cidades com mais de 500 mil habitantes.

Segundo Moreira, são 26 cidades -11 delas distantes de capitais- e suas respectivas regiões. Esses municípios terão a faixa de 3,5 GHz, hoje usada por parabólicas e radiodifusores, liberada para que as operadoras que venceram o leilão explorem o serviço.

Claro, Vivo e Tim arremataram as principais faixas do leilão de 5G realizado em novembro do ano passado.

No meio do ano que vem, a liberação da faixa em cidades com mais de 200 mil habitantes também será por conjunto de cidades, de acordo com Moreira.

"Isso facilita o processo do ponto de vista logístico e do ponto de vista de economia do recurso público", afirmou, no evento. "Os mesmos veículos que estão nessas cidades grandes atendem as cidades menores no entorno."

As operadoras não têm a obrigação de instalar o recurso assim que a faixa seja liberada. Excluídos o Distrito Federal e as capitais, cidades com mais de 500 mil habitantes precisam ter a antena com 5G somente em julho de 2025, de acordo com o compromisso firmado no leilão. Mas Moreira acha que a instalação pode ser antecipada.

"Por uma questão de competição comercial, eu tenho certeza que essas cidades também terão as suas antenas ligadas nesse período", afirmou.

A Anatel confirma a expectativa de antecipação do serviço por email. "Espera-se que ocorram ativações de estações do 5G antecipadamente, tão logo a faixa esteja liberada, mesmo que não na proporção exigida para 31 de julho de 2025", afirma a agência.

A primeira cidade a receber o 5G foi Brasília, no início de julho deste ano. Todas as capitais e o Distrito Federal deveriam estar com a tecnologia até o final do mesmo mês, o que ocorreu apenas no início de outubro.

O atraso, segundo Moreira afirmou no evento, deveu-se à falta de semicondutores, causados pelos impactos da pandemia na logística global, e aos lockdowns na China, que sustentam uma política de Covid zero

 

Fonte: Folhapress (Daniela Arcanjo) 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais