Cidadeverde.com

Baixa vacinação em Teresina expõe bebês a Covid; veja riscos

Imprimir

O município de Teresina iniciou a vacinação contra a Covid-19 em bebês e crianças até dois anos de idade com comorbidades esta semana. Contudo, menos de cem, de um total de 1 mil crianças aptas, foram vacinadas até o momento. O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, faz um alerta aos pais antivacina sobre os riscos de complicação da doença em não vacinados. 

"De um modo geral, se a pessoa tem comorbidades e contrai a covid, com certeza, tem mais chances de complicar e até de morrer. Por isso têm prioridade em relação a outras pessoas da mesma idade. Esse cuidado que a gente pede aos pais. Quem tem criança nessa faixa etária e com comorbidade tem uma responsabilidade maior, pois é responsável por uma criança que tem risco de complicação e morte, caso contraia Covid-19", alerta Albuquerque.

A vacinação em bebês e crianças até os dois anos de idade é realizada após agendamento no site Vacina Já. Já a aplicação das doses ocorre aos sábados, no drive-thru do Teresina Shopping, bem como às terças e quintas nas Unidades Básicas de Saúde (UBBs), estratégia definida pela FMS para evitar desperdício da vacina, uma vez que após aberto o frasco, o mesmo deve ser consumido no mesmo dia para manter a eficácia. 

"As crianças menores, de seis meses a três anos de idade, temos uma média de 1 mil aptas a serem vacinadas, que são crianças com doença no coração, no pulmão, obesidade mórbida e outras. Nós esperávamos que um número maior de pessoas aparecesse pra vacinar, pois a covid está ressurgindo", diz o presidente da FMS. Em uma  semana, os casos confirmados de Covid-19 em Teresina aumentaram em 288%.

 

Foto: arquivo Cidadeverde.com

O presidente da FMS apresentou também dados gerais da vacinação contra a Covid-19 em Teresina. Até o momento, 99% dos adultos tomaram 1ª e 2ª dose. Já os adolescentes, apenas 80% foram vacinados.

"Lembrar que a imunidade requer a 3ª e 4ª doses. Provavelmente, chegaremos à 5ª dose. Nós pedimos aos adultos: compareçam para tomar suas doses complementares e assim nós teremos adultos protegidos. Os adolescentes ainda estamos acima de 80%, mas ainda tem uma quantidade de adolescentes que precisa ser vacinada", diz o presidente da FMS. 

Atualmente, as doses contra a Covid-19 estão disponíveis em 30 UBSs. Já as demais vacinas contra os mais variados tipos de doença podem ser encontradas em uma das 90 UBSs espalhadas pela cidade.

 

Graciane Araújo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais