Cidadeverde.com

Em parceria com a Sesapi, Prefeitura de Angical realiza cirurgias de catarata

Imprimir

Foto: Ascom

A Prefeitura Municipal de Angical, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Secretaria Municipal de Água Branca, realizou entre os dias 15 e 16 de novembro 38 procedimentos cirúrgicos de oftalmologia em pacientes angicalenses. Ao todo, o Mutirão da Catarata da Sesapi realizou 485 cirurgias em 14 municípios da região.

Os pacientes fizeram consultas, com especialistas, para verificarem a necessidade de intervenção cirúrgica. Foram realizadas 42 consultas em pacientes angicalenses, sendo constatadas a necessidade da realização do procedimento em 38 pessoas.

Em Angical, a iniciativa acontece pela segunda vez e, faz parte de uma ação da Secretaria Municipal de Saúde para reduzir as filas de regulação na capital Teresina.

De acordo com o Secretário de Saúde, Genilson Gomes, “o munícipio de Angical hoje mantém a saúde em dia, atendendo a todos de forma igualitária e da melhor forma possível. Realizamos a triagem de pacientes idosos que tinham muita necessidade de fazer a cirurgia de catarata, e graças aos nossos profissionais de saúde tudo ocorreu bem,” completa.

Os profissionais da Atenção Primária à Saúde acompanharam de perto os procedimentos para realização da cirurgia, desde a triagem através de mapeamento pelos Agentes Comunitários de Saúde, até o pós-operatório. É o caso do senhor Francisco Sobrinho, morador de Angical desde que nasceu, vem sofrendo com o problema há muito tempo. 

“Para mim realizar a cirurgia foi uma das melhores coisas que aconteceu, e agora estou me sentindo muito bem. Melhorou muito a minha visão,” relata.

A Sesapi já vem realizando as cirurgias desde o início do ano, através de um mutirão do Projeto “Estratégia de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos – Oftalmologia, 2022”. O objetivo do projeto é levar a todos os municípios do Piauí cirurgias eletivas para dar qualidade de vida aos cidadãos.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais