Cidadeverde.com

COE recomenda o uso de máscara em ambientes fechados

Imprimir

Foto: arquivo Cidadeverde.com

Membros do Comitê de Operações Emergenciais (COE) estadual e municipal decidiram pela recomendação do uso de máscara em ambientes fechados durante reunião que terminou no início da tarde desta quarta-feira (23). A orientação não tem caráter de obrigatoriedade, uma vez que é necessário um decreto governamental. Dados recentes apontam que os casos de Covid-19 subiram 37% no Piauí e 288% em Teresina. 

O professor Emídio Matos, que integra o COE Estadual, representando a Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e o Conselho Estadual de Saúde, explica que, no momento, permanece a obrigatoriedade para o uso de máscara em transportes públicos, hospitais e consultórios, além da apresentação do comprovante de vacinação. 

Na reunião houve também a orientação para que haja um monitoramento da venda de autoteste nas farmácias privadas para indicar como está a procura pela testagem. 

"Também recomendamos o reforço na compra de insumos hospitalares, dado o aumento de infeções no mundo, o que poderá levar a dificuldades na aquisição desses insumos. Teremos reunião conjunta na próxima semana para voltar a analisar a situação", reitera Matos. 

A próxima reunião está prevista para a terça-feira (29) quando será reanalisada a situação da Covid-19 no estado. 

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

"Nos números apresentados há um aumento significativo na positividade dos testes, já começamos a ter pacientes internados. No entanto, os números de Teresina ainda não justificam mudança de conduta. A gente segue a orientação do último decreto, ou seja, o uso de máscara em ambientes hospitalares. Pra aqueles que têm comorbidades ou que estão em aglomerações seguem as recomendações, assim como também no transporte público", reforça Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Ele enfatiza que a vacinação ainda é a forma mais segura de evitar complicações da doença. 

"Teresina teve o melhor índice de vacinação de adultos no Brasil, entre as capitais; temos muito bom resultado de segunda dose; mas ainda temos terceira e quarta dose que a população precisa comparecer, precisa se vacinar. Temos doses em 31 pontos da cidade. Compareçam! levem suas crianças, seus adolescentes", convoca Albuquerque.

 

Graciane Araújo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais