Cidadeverde.com

Confira 7 exercícios para melhorar a disposição no dia a dia

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

A rotina do brasileiro está cada vez mais agitada. Em meio a trabalho, tarefas domésticas, estudos e vida social, é normal surgir o cansaço e a falta de ânimo para concluir as demandas do dia a dia. Por esse motivo, cultivar hábitos saudáveis é importante para garantir mais disposição e bem-estar.

Segundo a personal trainer Ana Paula Souza, existem algumas medidas que podem ser introduzidas na rotina para dar mais ânimo ainda pela manhã. O primeiro passo é, após acordar, espreguiçar-se para alongar todo o corpo.

“É a melhor forma que a gente tem de acordar, porque o corpo relaxa ou contrai muito durante a noite. Dar uma ótima espreguiçada é uma forma de fazer com que a musculatura receba informações de que vai trabalhar, vai sair da homeostase, vai sair de não fazer nada para ter uma atividade”, explica a profissional.

Ainda de acordo com Ana Paula, os exercícios físicos também podem ser utilizados como métodos para dar a dose extra de disposição para o dia. A educadora física sugere 7 dicas e ressalta a importância de um acompanhamento profissional para que a escolha do exercício possa se encaixar nas preferências e objetivos de cada um.


1. Alongamento

Com movimentos simples e que promovem bem-estar para todo o corpo, alongamento pode ser feito em casa logo após o indivíduo acordar e se espreguiçar. 

É possível começar fazendo rotações com o pescoço, braços e pés. Esticar as pernas e braços ajuda a alongar os membros superiores e inferiores, além de toda a região da coluna.


2. Yoga

A ioga também é bastante recomendada por oferecer benefícios para a saúde física e mental. Para se ter ideia, uma revisão científica chamada de “Ioga Effects on Brain Health: A Systematic Review of the Current Literature”, que analisou a relação da atividade e o cérebro, constatou a relevância da atividade na redução do estresse, ansiedade e depressão.

Por alinhar exercícios de força, flexibilidade e respiração, a ioga oferece mais disposição ao dia a dia. Dá para praticá-la em qualquer lugar, mas as roupas devem ser, de preferência, fitness, como legging, body e top, para garantir mais flexibilidade aos movimentos.


3. Pilates

Consiste em um conjunto de exercícios que pode ser realizado no solo ou em equipamentos exclusivos. Portanto, é preferível que sua prática seja feita em academias ou estúdios voltados à modalidade. Cabe ressaltar que, assim como ocorre com a ioga, a escolha das roupas também gera impacto nos movimentos de pilates.


4. Musculação

Principal atividade escolhida pela profissional, a musculação utiliza aparelhos e objetos para exercitar o corpo e trazer mais disposição. Seus exercícios visam promover resistência, força e crescimento muscular.


5. Caminhada

A caminhada é uma modalidade que pode ser feita na rua, em parques ou até mesmo em esteiras nas academias. Além disso, é um exercício que não necessita de equipamento e pode ser feito em qualquer hora do dia.

Caminhar alguns minutos por dia auxilia a manter a disposição e oferece benefícios à saúde, como a melhoria na circulação sanguínea. A informação foi divulgada em um estudo feito pela USP de Ribeirão Preto, que provou que caminhar reduz a pressão arterial.


6. Corrida

De acordo com um estudo publicado no Brazilian Journal of Medical and Biological Research, correr contribui para a diminuição do risco de diabetes, hipertensão e AVC.

Assim como a caminhada, essa atividade pode ser feita em qualquer lugar. A diferença entre as duas é a intensidade, já que a corrida exige mais fôlego e resistência.


7. Natação

De acordo com o Ministério da Saúde, a natação trabalha todos os grupos musculares, ajuda no ritmo respiratório e fortalece o abdômen. Por ser de baixo impacto, pode ser praticada por todas as idades sem restrições.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais