Cidadeverde.com

Neuroticismo: pessoas correm maior risco de transtornos mentais. entenda

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

Neuroticismo é um traço de personalidade em que a pessoa tem a tendência de experimentar facilmente emoções negativas e se refere a um dos cinco traços da chamada “The Big Five”.

Originalmente desenvolvida em 1949, a teoria  “The Big Five”  estabelecida por D. W. Fiske e posteriormente ampliada por outros pesquisadores apresenta cinco traços amplos de personalidade descritos no ser humano: extroversão, agradabilidade, abertura, conscienciosidade e neuroticismo.

Imagine a pessoa que sempre vê um copo com água pela metade como um copo meio vazio e não meio cheio. Desse modo, esse tipo de indivíduo tem um alto grau de neuroticismo, ou seja, ele sempre vai olhar a vida pelo pior ângulo.

Segundo o Dr. Marcos Mendanha, especialista em Medicina do Trabalho, Medicina Legal e Perícia Médica, pesquisas mostram que quanto mais neuroticismo uma pessoa tiver, maior será a sua tendência de adoecer mentalmente independentemente do fator estressor. 

Os traços que acompanham esse tipo de personalidade costumam ser: depressão, timidez, emoções negativas, sentimentos de dúvidas, falta de resiliência nos momentos de adversidade, preocupação crônica entre outras questões. 

O médico do trabalho lembra que é possível lutar contra esse sentimento mesmo sendo um traço característico de nossa personalidade. Para ele, esse exercício não se daria por meio de uma positividade tóxica, mas sim, aprendendo que se deve ter um olhar mais generoso diante da vida, o que faz toda a diferença para a nossa saúde mental. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais