Cidadeverde.com
Vida Saudável

Teresina está entre as 10 cidades do país com mais casos de dengue e chikungunya

Imprimir

Foto: Arquivo Cidade Verde

Teresina está entre as 10 cidades que mais registraram casos de dengue entre janeiro e novembro de 2022. O levantamento foi feito pela Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde e divulgado em um boletim epidemiológico na sexta-feira (03). 

Segundo o Ministério da Saúde, Teresina registrou 14.3 mil casos de dengue entre os dias 2 de janeiro e 26 de novembro deste ano. A capital ficou atrás de outras cidades como Brasília (BRA), que teve pelo menos 66 mil casos no mesmo período e Fortaleza (CE) que contabilizou 19 mil casos. 

Ainda de acordo com os dados do Ministério da Saúde, Teresina teve pelo menos um caso de dengue para cada parcela de 100 mil habitantes da cidade. 

Conforme o último boletim da Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgado no dia 25 de novembro, Teresina registrou 11 mortes em decorrência da Dengue. 

Chikungunya

Segundo os dados do Ministério da Saúde, Teresina também apareceu entre as 10 cidades no país com o maior número de casos de chikungunya registrados entre janeiro e novembro de 2022. 

A capital teve pelo menos 2.5 mil casos da doença entre os dias 2 de janeiro e 26 de novembro. 

A cidade de Fortaleza (CE) ficou em primeiro lugar no ranking com 20 mil casos, seguida de Maceió (AL) com 5.6 mil casos e Brejo Santo (CE) com 3.6 mil. 

Os óbitos confirmado em decorrência de chikungunya em Teresina foram seis. 

AÇÕES CONTRA DENGUE EM TERESINA 

A Prefeitura de Teresina lançou em março deste ano uma Operação de Combate à Dengue/Chikungunya com objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A ação contou com colaborações de agentes do Centro de Controle de Zoonoses, efetivos do Exército e reeducados do regime semiaberto do sistema prisional da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus).  

 

Paula Sampaio
[email protected]

Imprimir