Cidadeverde.com

Aeronáutica localiza caixa-preta e conclui perícia onde avião caiu

Imprimir

A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que os trabalhos de perícia no local onde caiu um avião bimotor, na região de Porto Seguro (BA), foram concluídos neste sábado. Os destroços da aeronave --que caiu nesta sexta-feira (22) provocando 14 mortes --foram recolhidos e levados para o Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), em Recife (PE), onde serão analisados.

Entre o material recolhido hoje pela perícia está a caixa-preta --localizada no início da tarde deste sábado-- e o motor do avião. O material coletado pela Aeronáutica será utilizado na investigação sobre o acidente. De acordo com a assessoria da FAB, entretanto, ainda não é possível apontar quais foram as causas do acidente.

O bimotor King Air B350, prefixo PR-MOZ, caiu por volta das 21h da sexta-feira, entre os distritos de Trancoso e Arraial D'Ajuda, em Porto Seguro. Testemunhas relataram ter visto uma explosão logo após a queda. Segundo a Polícia Militar, chovia muito no momento do acidente. A aeronave havia saído por volta das 18h30 de Congonhas (zona sul de SP).

Segundo o tenente-coronel aviador Henry Wilson Munhoz Wender, chefe da divisão de relacionamento com a imprensa da FAB, peritos encontraram a "voice data recorder", que grava o diálogo dos pilotos, mais conhecida como caixa-preta. Coronel Henry informou que esse tipo de aparelho não possui o "flight data recorder", com informações do equipamento eletrônico.

Ele afirmou que o acidente com o King Air B350 é o 47º registrado no Brasil em 2009, numa média de 9,4 por mês. Já a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que o bimotor estava em situação regular.

Causas do acidente

Neste sábado, a FAB descartou a existência de problemas na iluminação da pista do aeroporto do hotel Terravista, em Porto Seguro (BA). De acordo com a Aeronáutica, o avião caiu a cerca de 150 metros da pista do um aeroporto.

O órgão realizou um voo de 30 minutos para averiguar as condições da pista do aeroporto. Com isso, a FAB descartou que eventuais problemas na iluminação possam ter contribuído com a tragédia --uma das hipóteses levantadas.

A tripulação do bimotor informou ao controle aéreo situado em Porto Seguro e ao rádio do terminal privado do hotel Terravista que tinha condições visuais para pouso, segundo nota enviada à imprensa pela administração do aeroporto.

Entretanto, a Aeronáutica não quis arriscar um palpite do que pode ter ocorrido, e afirmou não ser possível precisar quanto tempo levará para concluir as investigações sobre a tragédia.

Vítimas

Os corpos das 14 vítimas do acidente foram levados ao IML (Instituto Médico Legal) de Salvador, que ficará responsável pela identificação das vítimas: dez adultos e quatro crianças.

A lista com os nomes dos ocupantes da aeronave foi divulgada na noite deste sábado pela Arsenal Investimentos, da qual o empresário Roger Wright (uma das vítimas da tragédia) era sócio.

Como os corpos foram carbonizados, apenas o teste de DNA e exames das arcadas dentárias poderão revelar quem são as vítimas, informou o IML.

O instituto não informou, entretanto, quanto tempo deve levar para que o trabalho de identificação seja concluído. Ao menos 12 peritos --entre médicos, dentista e outros técnicos-- devem iniciar ainda hoje o trabalho de identificação.

Após a conclusão dos trabalhos de identificação, os integrantes da família do executivo --mortos na tragédia-- serão enterrados no cemitério do Morumbi, na zona oeste de São Paulo.

Fonte: Folha

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: