Cidadeverde.com

Calendário acadêmico da Uespi só será ajustado em 2026, diz reitor

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Os aprovados no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023 só ingressarão na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) em 2024. A informação foi confirmada pelo reitor da instituição, Evandro Alberto, durante entrevista coletiva nesta segunda (12). 

De acordo com a administração da Uespi, o calendário acadêmico só será ajustado em 2026, por causa dos atrasos causados pela pandemia da Covid-19. 

O reitor reafirmou a decisão de manter o período 2023.1 e seguir utilizando o Sisu como forma de ingresso nos cursos ofertados. 

“Vamos garantir a oferta das 1,5 mil vagas. Mas, é bom que a sociedade saiba que aqueles que farão o Sisu 2023.1 não entrarão em 2023, apenas 2024. Com a manutenção do período, a previsão é que consigamos ajustar o calendário apenas em 2026”, afirmou o reitor da Uespi. 

A partir de agora, a Uespi está nas tratativas que asseguram as ofertas das vagas e adesão ao Sisu para garantir a entrada dos novos universitários. 

O Conselho Universitário (Consun) da Uespi aprovou a revogação da resolução que cancela o período 2023.1 na semana passada e a manutenção da oferta de vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A decisão foi tomada nesta quarta-feira (7), durante reunião extraordinária do colegiado

A decisão causou polêmica e a Uespi foi intimada a participar de duas audiências no Ministério Público, com a participação de representantes de segmentos da sociedade civil. Em uma delas, a promotora Carmelina Moura defendeu que a Universidade suspendesse a decisão de cancelar o período de 2023.1. 

Sobre a informação colocada anteriormente, de que paralisações de docentes e servidores atrasaram o calendário acadêmico, o Cidadeverde.com esclarece que tal fato não procede, sendo a informação acrescentada no texto de forma equivocada. Por conta disso, o trecho foi retirado. Pedimos desculpas.

 

Nataniel Lima 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais