Cidadeverde.com

Conselho Universitário aprova manter Sisu e não vai cancelar período 2023.1 da Uespi

Imprimir

Foto: Ascom / Uespi

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) aprovou a revogação da resolução que cancela o período 2023.1 e a manutenção da oferta de vagas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A decisão foi tomada nesta quarta-feira (7), durante reunião extraordinária do colegiado. 

O Cidadeverde.com apurou que a maioria dos membros do colegiado, o órgão máximo deliberativo, normativo, consultivo e última instância de recursos no âmbito da Universidade, votou a favor do parecer apresentado pelo professor Paulo Henrique Pinheiro, pró-reitor de ensino e graduação (PREG) da Uespi.

No último dia 8 de novembro o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) da Uespi aprovou o cancelamento do próximo período letivo para a regulação do calendário acadêmico. Com a decisão, a instituição de ensino superior deixaria de ofertar cerca de 1.500 vagas no primeiro semestre de 2023.

A decisão causou polêmica e a Uespi foi intimada a participar de duas audiências no Ministério Público, com a participação de representantes de segmentos da sociedade civil. Em uma delas, a promotora Carmelina Moura defendeu que a Universidade suspendesse a decisão de cancelar o período de 2023.1

No novo documento, os conselheiros acataram a proposta de revogação da suspensão do próximo semestre letivo, a manutenção das vagas e a subsequente adesão ao SiSU 2023 “em nome da estabilidade social e institucional”. Além disso, ficou recomenda a análise de uma proposta de Calendário Trienal para readequar o calendário acadêmico. 

Por meio da sua assessoria, a administração superior da Uespi afirmou que convocará uma coletiva de imprensa para comunicar as deliberações do Consun, mas ainda não informou qual a data.

 

 

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais