Cidadeverde.com

Em 7 anos, Piauí registra 9.300 óbitos de crianças

Imprimir

Dados do Ministério da Saúde informam que, entre os anos de 2000 e 2007, 9354 crianças menores de 1 ano de idade faleceram no Piauí. Esta mortalidade está sendo combatida e é sobre esse trabalho que o ministro da pasta, José Gomes Temporão chega ao estado nesta segunda para firmar convênio com 24 municípios onde a situação é pior.

O maior número de mortes de crianças foi registrado em Teresina (2.391), Parnaíba (291), Picos (231), Piripiri (207) e Barras (171). Temporão está visitando cinco estados do Norte-Nordeste traçando a articulação com cidades para redução destes números.

O pacto obriga os municípios a reduzir em 5% ao ano a taxa de mortalidade, expandir o Programa de Saúde da Famíilia, qualificar atenção ao pré-natal, parto e recém nascido, além de garantir transporte seguro para gestante, ampliar leitos e melhorar maternidades e hospitais. Segundo o Ministério, a cada mil piauienses, 24 morrem antes de completar um ano de idade.

Outras cidades que também assinarão o convênio são: Altos, Batalha, Bom Jesus, Castelo do Piauí, Corrente, Esperantina, Floriano, José de Freitas, Luzilândia, Miguel Alves, Oeiras, Paulistana, Pedro II, Piracuruca, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, União e Valença.
 
Flash de Yala Sena
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: