Cidadeverde.com

Promotor expede recomendação sobre concurso público na FMS: "não dá mais para aguentar"

Imprimir

O Ministério Público do Piauí expediu recomendação para a realização de concurso público na Fundação Municipal de Saúde (FMS). Atualmente, a saúde municipal enfrenta crise com interdição do Hospital e Maternidade do Buenos Aires e de setores da maternidade Wall Ferraz, o Ciamca, além da falta de medicamentos e insumos hospitalares. 

Foto: arquivo Cidadeverde.com

"Hoje mesmo expedi uma recomendação ao prefeito Dr. Pessoa e  à presidente da FMS, Clara Leal, sobre concurso público. Não dá mais pra aguentar! já são 11 anos sem concurso público. Nesse decorrer do tempo foram feitos seletivos, contratações temporárias, sem segurança tanto para os profissionais, quanto para assegurar a continuação dos serviços", disse o promotor Eny Marcos Vieira Pontes. 

O representante do MP recomenda que, de imediato, seja instituída uma comissão responsável pela elaboração do projeto do concurso público.

"O Ministério Público quer, neste instante, que o município de Teresina inicie o processo de contratação através de concurso público, inicie através de uma comissão para fazer um estudo rápido e completo para saber  a real necessidade para deflagrar um concurso público ainda em 2023", destaca o promotor. 

 

MP VAI ACIONAR A JUSTIÇA

Sobre a falta de medicamentos, Eny Marcos Vieira Pontes diz que vai acionar a Justiça sexta-feira (16).

"As recomendações foram expedidas, fizemos audiências e, infelizmente, chegamos a esse caos. Estou ingressando amanhã, como sem falta, uma ação civil pública para que o poder judiciário se sensibilize e determine  ao município, especialmente à Fundação Municipal de Saúde, a compra imediata de medicamentos básicos para suprir toda rede municipal", disse Pontes. 

Em relação à interdição das unidades de saúde, o promotor de justiça considera que o diálogo tem avançado para diminuir o impacto negativo dessa crise na população.


Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais