Cidadeverde.com

Conheça dicas para manter as crianças ativas durante o recesso escolar

Imprimir

 

Foto: Pixabay

 

Um dos períodos mais esperados pelas crianças durante o ano são as férias. Poder brincar e se divertir sem hora para acabar é tudo que elas querem. Mas além da diversão, as férias podem e devem servir para estimular os pequenos na prática de atividades e hábitos saudáveis de vida.

Bruna Diniz de Souza, professora de educação física, coordena um trabalho de atividade física para crianças em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal a 34 km do centro de Brasília. O projeto da educadora conta com colônia de férias, numa modalidade lúdica que mistura atividade física com brincadeiras.

“As crianças acabam brincando, mas sem deixar de trabalhar a coordenação motora, a lateralidade, psicomotricidade, frente e trás, baixo e alto. Isso é bom, porque na pandemia elas acabaram estagnadas nas telas e foram perdendo habilidades motoras”, explica a professora.

“O crescimento da criança é progressivo e a atividade física trabalha muito a progressão do desenvolvimento motor, tanto cognitivo como físico. O projeto foca bastante na melhora dessas qualidades”, acrescenta Bruna, ao destacar a importância da atividade física durante as férias.

Melhor ainda: nas férias, com mais tempo sobrando, caso a criança não saiba muito bem como praticar alguma atividade, que tal ajudar praticando junto? O guia reforça a importância de os pais, mães e responsáveis buscarem conhecer os locais da comunidade ou município onde moram para levar a criança para praticar atividade física, como praças, parques, parquinhos infantis, quadras esportivas, polos do Programa Academia da Saúde ou beira-mar.

A música pode ser uma aliada na promoção de hábitos fisicamente ativos. Por isso, estimule os bebês e as crianças a se movimentarem enquanto cantam ou brincam com instrumentos musicais ou por meio da realização de movimentos que produzem sons, como bater palmas e bater os pés. As crianças maiores de 6 meses devem beber água antes, durante e após a prática de atividade física.


Sem sedentarismo

Outra boa aposta para esse período de férias é reduzir o tempo gasto com a utilização de celular, televisão ou videogame. Em vez disso, incentive as crianças a fazerem atividades culturais e educativas, como pintura, desenho, jogos de encaixe, quebra-cabeças e contação de histórias com movimento. Essas atividades auxiliam no controle do peso adequado, na melhora do desenvolvimento motor e cognitivo e ajudam no desenvolvimento de habilidades sociais.

 

Fonte: Ministério da Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais