Cidadeverde.com

Confira 5 estratégias para você cumprir suas promessas de ano novo

Imprimir

 

Foto: Pixabay

 

A época das festas normalmente é marcada por reflexões sobre o ano que passou e, nesse momento, são comuns as resoluções para o novo ciclo que se aproxima. Porém, o período pode ser estressante, após a constatação de que houve estagnação ou insucesso em uma ou mais áreas da vida.

Se você se identificou com essa história, muita calma nessa hora! Para evitar a situação no futuro, basta desenvolver estratégias para que seus planos se realizem com mais assertividade.
 
“No momento de fazer sua lista de desejos, é importante traçar metas realistas e que tenham conexão real com os seus valores e objetivos de vida”, aconselha o psicólogo Filipe Colombini. “Além disso, é essencial desenvolver táticas para ajudar a alcançar esses objetivos, evitando frustrações”, explica.
 
Confira 5 dicas para você conseguir manter suas promessas (e realizá-las) em 2023:
 
1 - Detalhe os seus objetivos

É importante garantir que você vai estar motivado e comprometido com seus planos. Para isso, vale esmiuçar suas metas e entender o porquê e como você pretende alcançá-las. Assim, será possível identificar o que realmente é importante e como a realização de cada item vai causar um impacto positivo na  sua vida.


2 - Avalie cenários e busque ajuda

É fundamental pensar no contexto geral, analisando o quanto cada desejo é factível e se depende somente de você. Isso porque alguns objetivos não são alcançados sem a assistência ou vontade de outras pessoas. Se esse for o caso, identifique quem pode lhe auxiliar e busque apoio. O suporte necessário poderá vir de familiares, amigos ou de profissionais qualificados. 


3 - Dê um passo de cada vez para buscar cada sonho grande

Uma dica valiosa para atingir metas difíceis é criar planos de curto prazo que apoiem objetivos maiores. Eles podem ser mensais, semanais ou até diários; o importante é manter pequenos objetivos, alcançáveis, para que se note mais facilmente o progresso realizado.


4 - Trabalhe seu emocional

Nem todos os seus desejos serão alcançados em um curto espaço de tempo, e isso é natural. Por exemplo,  criar um novo hábito faz parte de um processo cercado de altos e baixos. Sendo assim, para lidar com a frustração e continuar firme no seu objetivo, é fundamental regular suas emoções e não se cobrar demais.


5 - Comemore pequenas vitórias

A cada conquista no meio do processo para alcançar um objetivo maior, é válido você se dar um prêmio. Essas recompensas vão se contrabalançar com o esforço realizado e restaurar seu ânimo. Lembre-se: cada momento prazeroso vai lhe ajudar a manter o foco, o engajamento e a disposição para continuar firme nos seus propósitos.
 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais