Cidadeverde.com

Programa Saúde na Escola reúne educadores de 62 escolas

Imprimir

Representantes de 62 escolas de Teresina, das redes estadual e municipal de ensino, participarão do 1º Momento de Formação no Programa Saúde na Escola (PSE), que será realizado nesta quarta-feira, 27, no Centro de Formação Odilon Nunes, no bairro Marquês, zona norte de Teresina. O evento é uma iniciativa da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e ocorre no horário das 8h às 12h, envolvendo professores de educação física, orientadores, professores comunitários, representantes de grêmios e dos conselhos escolares.

Promoção da atividade física e notificação de violência são as temáticas do 1º Momento de Formação no PSE em Teresina, cujo projeto tem gestão colegiada envolvendo a FMS, por intermédio da Gerência deAtenção Básica (Geab), Secretaria Municipal de Educação e Cultura(Semec), Secretaria Estadual da Educação (Seduc), representantes deprofessores e de pais de alunos. O programa, que é do Governo Federal, teve a adesão do município de Teresina, com a participação de 51escolas estaduais e 11 municipais, que atendem a aproximadamente 40mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio e de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A gerente de Atenção Básica da FMS, Adriana Valadares, informa que um dos principais objetivos deste primeiro momento é dar início ao projeto no que se refere à promoção da atividade física, enfatizando aimportância da presença do professor de educação física na primeira atividade prática dos alunos. Segundo a gerente, na primeira atividade prática deve ser feita avaliação da capacidade física dos estudantes, pesando, medindo e classificando-os como de baixo peso, sobrepeso e peso normal.

“Aqueles alunos que estiverem com baixo peso receberão orientações nutricionais; os que estiverem com sobrepeso serão orientados para a prática da atividade física e combate ao sedentarismo”, explica.

Os participantes do encontro receberão orientações sobre apresentação e notificação de violência, como preencher os formulários e encaminha-los às unidades de saúde. “Este é apenas o primeiro momento de uma série que ocorrerá periodicamente abrangendo vários temas”, adianta Adriana Valadares.

O PSE, segundo a gerente de Atenção Básica, atua em sete áreas específicas: alimentação e nutrição, atividade física, saúde sexual e reprodutiva, promoção da cultura da paz, prevenção da violência e agravos, prevenção do uso de drogas e avaliação das ações dos alunos, passando pela situação auditiva e oftalmológica, além da psicossocial.“A nossa meta é ampliar o projeto em Teresina, envolvendo mais escolas. Temos ainda alguns desafios, como a compatibilização das esferas de gestão para a integralização das áreas de saúde e educação”, frisa Adriana Valadares.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: