Cidadeverde.com

Câncer de pele: Melanoma representa 5% dos casos e responde por 4 entre 10 mortes

Imprimir

 

Foto: Freepik



A fase em que o câncer é descoberto costuma ser decisiva para o sucesso do tratamento e para que sejam maiores as taxas de sobrevida em cinco anos, período considerado padrão para definir que o paciente possa ser considerado curado (após esse prazo de cinco é pequeno o risco de a doença voltar). No caso do melanoma, essa associação entre fase de descoberta e cura é ainda mais decisiva, ressalta a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).

Comparativamente, enquanto a doença em fase inicial tem taxas de cura acima de 90%, o melanoma com espessura superior a 4 milímetros registra menos de 50% de sobrevida em cinco anos. Além da espessura da lesão, outros aspectos considerados no diagnóstico são a presença de ulceração (perda ou ausência de uma epiderme intacta cobrindo uma porção principal do melanoma primário), comprometimento dos linfonodos e se a doença disseminou para outras partes do corpo (metástase).

De acordo com as estimativas para o triênio 2023-2025 do Instituto Nacional de Câncer (INCA) são esperados 220.490 novos casos anuais de câncer de pele do tipo não melanoma e, paralelamente, 13.620 novos casos anuais de melanoma. Considerando a incidência, poderia se entender que o melanoma não seria motivo para preocupação.

No entanto, ao se olhar a mortalidade, foram 1.923 óbitos em 2020 no Brasil pela doença, enquanto a mortalidade pelos tumores não melanoma não superou 2.500 casos. Portanto, embora o melanoma representa apenas 5 entre 100 casos de cânceres cutâneos, esta doença é responsável é responsável por 4 entre 10 mortes por tumores de pele.


Como é o tratamento do câncer de pele?

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) aponta que quando há regularidade nas consultas de rotina, o mais provável é que a doença seja detectada em sua fase inicial, o que é um bom prognóstico. Se for um não melanoma, a remoção do tumor costuma ser simples. No caso dos melanomas, o procedimento varia de acordo com a extensão da doença. Em geral, podem ser combinados outros tratamentos que incluem quimioterapia, radioterapia e imunoterapia.

De acordo com Flávio Cavarsan, cirurgião oncológico, os tumores de alto risco não melanoma o tratamento preconizado é a cirurgia com controle histológico, microscópico de margens, para retirar o tumor com segurança e com mínimo dano tecidual, com chance de cura acima de 95%. Já para os tumores tanto de baixo ou alto risco de recidiva, que não são candidatos à cirurgia, a radioterapia é uma abordagem eficiente.

Nos casos de melanoma o tratamento é eminentemente cirúrgico. “Não se aceita tratamentos como laser, com ácidos, cauterizações ou curetagens. Para os melanomas, o tratamento padronizado é o cirúrgico, tanto da lesão primária como para casos selecionados a partir da pesquisa de linfonodo sentinela”, explica.


Um método simples para ajudar a memorizar as características de uma pinta, sinal ou mancha suspeita de câncer de pele, especialmente o melanoma:

(A ) Assimetria: uma metade do sinal é diferente da outra.

(B) Bordas irregulares: contorno mal definido.

(C) Cor variável: presença de várias cores em uma mesma lesão (preta, castanha, branca, avermelhada ou azul).

(D) Diâmetro: maior que 6 milímetros;

(E) Evolução: mudanças de tamanho, forma ou cor.
 

Mesmo apresentando todas essas alterações, a lesão pode não ser um câncer de pele.
 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais