Cidadeverde.com
Últimas

Como Aproveitar Roteiro de 3 dias no Jalapão

Imprimir

Foto: Diego Tur

Você sabia que no Jalapão, não é necessário ficar muitos dias para aproveitar as belezas naturais da região? Basta apenas reservar um feriadão para poder curtir 3 dias de muito descanso e aventuras para quem preferir.

Descubra neste artigo, que você não precisa viajar para fora do Brasil, para descobrir lugares fantásticos. Temos opções em nosso país, com preços acessíveis e igualmente lindos aos demais pontos turísticos por esse mundo afora!

Geralmente, as agências de viagens disponibilizam pacotes com roteiros definidos dos passeios. Com a agência Diego Tour, é possível escolher o modelo de pacote mais conveniente à sua condição financeira, tal como seu tipo preferido de excursão.

O que fazer em Jalapão em 3 dias 

A agência Diego Tour oferece um pacote ideal para 3 dias, o qual chama-se “Jalapão Suave”. Abaixo vamos te contar como funciona basicamente cada dia.

  • Primeiro dia

O passeio começa na saída de Palmas, capital de Tocantins, e o destino é a Comunidade Quilombola do Rio Novo. No local, existem vários restaurantes caseiros e serve como ponto de apoio até Mateiros. Lá você poderá escolher um restaurante e almoçar tranquilamente. Também há opções de sorvetes artesanais, para quem gosta de uma sobremesa após o almoço. Não deixe de aproveitar as redes armadas sob as árvores para descansar. O Quilombo fica às margens da Prainha do Rio Novo, onde você pode entrar no raso se não souber nadar. Um lugar super tranquilo.

Depois você conhecerá a árvore dos desejos, o lugar perfeito para fazer seu pedido e tirar muitas fotos.

Em seguida, você conhecerá a Serra do Espírito Santo, um paredão íngreme formado de arenito. Até chegar lá, será necessário percorrer uma trilha com algumas subidas, com duração de 50 minutos. É considerada umas das trilhas mais bonitas da região! Devido a distância e a dificuldade da trilha, sugerimos que estar com um calçado fechado, lanterna, lanche e bastante água. 

Ao final da tarde, você poderá apreciar um belo pôr do sol nas Dunas do Jalapão. Em pleno cerrado brasileiro, elas se formaram devido à erosão da serra e à ação dos ventos. As dunas destacam-se por suas areias de cor dourada.

À noite, é feita uma pausa para o jantar. Lembrando que essas atividades do primeiro dia, são realizadas na cidade de Mateiros, inclusive a hospedagem.

  • Segundo dia

No segundo dia, logo após um delicioso café da manhã da pousada, a partida será de Mateiros ao município de São Félix do Tocantins. A distância entre as duas cidades é de aproximadamente 79km, o que dá em torno de quase 2 horas de viagem. 

Então, você finalmente conhecerá os famosos fervedouros do Jalapão. Neste dia, três fervedouros serão visitados. O primeiro é o Fervedouro dos Buritis, marcado por sua piscina natural redonda de águas de um belíssimo azul cristalino. O segundo, chama-se Fervedouro do Ceiça, um dos mais famosos e visitados do Jalapão. Um lugar recheado de bananeiras em volta do fervedouro, o que possibilita uma sombra gostosa em dias tão quentes. 

E pra encerrar o tour pelos fervedouros deste dia, você conhecerá o Fervedouro das Macaúbas: de acordo com alguns turistas, este fervedouro diferencia-se por ter uma alta pressão das águas, com a areia subindo constantemente e às vezes até sentindo pequenos “choques”, como se fosse aqueles aparelhos de fisioterapia. Outros relatam a sensação de estarem em uma “banheira de hidromassagem”. Ideal para quem busca relaxar, não é mesmo?

O mais incrível é que na maioria dos fervedouros, você flutua o tempo todo! Sem chance de se afogar, caso não saiba nadar!

Os passeios nos fervedouros serão pela parte da manhã. Uma pausa para o almoço e o próximo destino será a Cachoeira da Formiga, que também fica na cidade de Mateiros. Leva esse nome em razão do Rio Formiga que leva a correnteza até a cachoeira. Lá você pode aproveitar de diversas maneiras, embaixo da ducha recebendo uma hidromassagem, andar pelas pedras ou nadar na bela e azul piscina natural. 

O dia ainda não acabou. Depois de curtir lindas paisagens e se refrescar nas águas límpidas do Jalapão, é hora de conhecer mais uma comunidade: a Capim Dourado.Mulheres habitantes da região, produzem artesanatos em capim dourado. São bolsas, pulseiras, brincos e mandalas. Leve dinheiro para comprar, porque são peças realmente diferenciadas. Ótimas para presentear! Depois de um dia intenso, o jantar e o descanso para acordar renovado outro dia, serão na cidade de São Félix.

  • Terceiro dia

Chegando ao fim da excursão, o terceiro dia promete ser intenso também. Ainda em São Félix do Tocantins, você conhecerá mais dois fervedouros no período da manhã. O Fervedouro Bela Vista, considerado o mais bonito da região e também o maior de todos. O Fervedouro do Alecrim, parecido com o anterior, porém é menor e  de um tom mais esverdeado. Depois do almoço, o passeio seguinte é dar umas voltas no Parque do Poço Encantado, na cidade de Novo Acordo. Não é um atrativo tão conhecido, mas vale a pena conhecer. Trata-se de um local bem estruturado com várias cachoeiras e poços naturais. Também há restaurante e área de camping.

Encerrando o passeio, já na volta para Palmas/TO, você observará a Serra da Catedral, cuja formação rochosa fica entre as cidades de São Félix do Tocantins e Novo Acordo. Leva esse nome pela sua semelhança e formato de uma igreja. É possível fazer uma trilha pela serra, porém com agência especializada da região. De qualquer forma, rendem ótimas fotos para guardar de recordação.

Por último,lembre-se de reservar um dia na ida para viajar até a capital Palmas, da mesma forma, disponha de mais um dia na volta para retornar ao seu destino de origem.

E assim, concluímos o passeio com ótimas dicas de um roteiro personalizado para que você possa aproveitar ao máximo a sua viagem pelas riquezas no Jalapão.

 

 

Da Redação
[email protected] 

 

Imprimir