Cidadeverde.com

Dirigentes do Barras querem enganar a torcida do campeão

Imprimir
O jogo Flamengo x Barras em Piracuruca estava nos seus primeiros minutos, quando a arbitragem deixou de confirmar um gol para o time barrense. Logo depois o mesmo Barras voltou a marcar e estabeleceu a vantagem de 1 x 0. No decorrer da partida o Flamengo reagiu e virou o placar para 2 x 1 em condições absolutamente normais, sem nenhuma participação da arbitragem.
 

Consumada a derrota e a consequente eliminação do Campeonato Piauiense de 2009, dirigentes do Barras, notadamente o Presidente de Honra, o Prefeito Manin Rêgo, e o diretor Robert Branw, lançaram a responsabilidade para cima do árbitro João José Leitão. Alegam que se valesse o gol não confirmado, o placar teria chegado a 2 x 0.
 
 Não existe este tipo de matemática no futebol. Da mesma maneira que o Barras poderia chegar a 2 x 0, o Flamengo poderia reagir como reagiu. A história de mais de cem anos de futebol mostra isso. O tal lance não teve influência no marcador, a partir do momento em que o mesmo Barras assinalou outro gol instantes depois. É incontestável o que estamos aqui afirmando, a não ser quando a contestação é apenas para transferir responsabilidades numa eventual derrota.

Enquanto o Barras estava vencendo, tudo era alegria, era festa.  Não conhecemos nenhum clube do futebol piauiense que em tão pouco tempo de atividade tenha conseguido tantos êxitos. Mas, chega o momento de perder. Tem sido assim até com os maiores times do mundo, inclusive verdadeiras máquinas de jogar futebol com o Santos de Pelé, o Botafogo de Garrincha, o Real Madrid de Puskas, o escrete brasileiro das copas de 58 e 62.

Agora Barras ameaça ir à justiça para pedir de volta o gol em Piracuruca. É bom a Inglaterra fazer o mesmo e anular a Copa do Mundo de 1986 no México,quando os ingleses foram eliminados pela Argentina através de um gol de Maradona, marcado com a mão. O que os dirigentes estão querendo é justificar a desclassificação perante os seus torcedores, o que é comum no futebol brasileiro e muíto especialmente quando há exagerado envolvimento político em jogo.Barras também ameaça pedir desfiliação da Federação de Futebol do Piauí. Concordo que o desempenho da FFP não é bom. Pior, porém, é o desempenho dos clubes.

É bom cada um assumir suas responsabilidades nas vitórias e nas derrotas. O futebol não é jogado para sempre os mesmos vencedores.  Nos últimos vinte anos os clubes da capital perderam mais do que ganharam nas disputas com os representantes das cidades do interior, valendo pelo Campeonato Piauiense.

E vem mais por aí. Temos quatro clubes - Flamengo,River, 4 de Julho e Oeiras - na luta pelo título do segundo turno do Campeonato Piauiense de Futebol.Os perdedores também vão culpar as arbitragens. Ainda insistem nisso, mesmo com a TV exibindo os lances, tirando qualquer dúvida. Não largam, inclusive, a mania besta de dizer "ele segurou o jogo, não deixou meu time jogar". A desculpa é muíto antiga, mas continua sendo usada da maneira mais descarada possível.

A verdade total é que o futebol é feito de vitórias, derrotas e empates.

NENHUM PIAUIENSE

Estive fazendo uma observação geral dos elencos dos clubes que participam do Campeonato Brasileiro da Série A. Não encontrei nenhum piauiense.Na Série B aparecem dois piauienses: o goleiro Tiago Cardoso no ABC de Natal e Jairo(natural de Picos) no Figueirense de Santa Catarina. Tiago Cardoso, goleiro nascido em Altos, já esteve no Atlético do Paraná e no Fortaleza. O picoense Jairo não é conhecido no futebol de Teresina. O Estado do Maranhão tem vários jogadores nas duas divisões do futebol brasileiro.

ONIBUS QUEBRADO

O presidente do Flamen go, Everaldo Cunha, quer saber quem paga a conta do prejuizo sofrido pelo clube na cidade de Piracuruca. O ônibus rubro-negro, afirma o presidente, foi quebrado por torcedores do Barras, após o jogo. A torcida organizada do Flamengo também quer saber quem paga as despesas causadas com a destruição de vidros do ônibus fretado para a viagem a Piracuruca. Igual reclamação é feita por colegas da imprensa que estiveram em Parnaíba no jogo com do River, É bom o policiamento agir contra a bandidagem no futebol, não importando a cidade onde os jogos sejam realizados.

No Albertão alguns elementos estão soltando bombas durante os jogos e o policiamento nada faz. Como vai esquentar a luta pela vitória nos próximos jogos, esperamos providências das autoridades e dos dirigentes da Federação e dos clubes. O Estatuto do Torcedor está aí mesmo, mostrando claramente o que deve ser feito nos estádios como medidas de segurança, inclusive definindo as responsabilidades e as punições a serem aplicadas.


Dídimo de Castro
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: