Cidadeverde.com

Defesa Civil monitora 56 áreas críticas para alagamento em Teresina

Imprimir

Foto: Ascom/Defesa Civil

Com o início do período chuvoso, a Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdef) intensificou o monitoramento de 56 áreas de risco para alagamentos em Teresina.  De acordo com a pasta, a maioria dos pontos críticos são em locais onde residências estão próximas a bueiros entupidos ou de rios e lagoas.  

“Fazemos esse trabalho todos os anos. São áreas que logo no início das primeiras chuvas são as mais críticas, locais onde  a população coloca muito lixo doméstico próximo aos bueiros e, consequentemente, são arrastadas quando vem as fortes chuvas, entope e provoca os alagamentos”, afirmou Marcos Rolf, gerente de operações da Semdef. 

Apesar de ainda não ter sido necessário a retirada de famílias de alguma área de risco, a Defesa Civil já registrou atendimento a ocorrências em relação às chuvas. Na última sexta-feira (30), por exemplo, equipes entenderam residências nas zonas Norte e Leste da capital que sofreram danos materiais após alagamentos.

“Tivemos muita chuva nesta madrugada e ocorreram algumas situações de emergência. Em alguns locais houve queda de muros, entupimento de bueiros e realizamos a limpeza para que a água escoasse. Alagou algumas casas mas conseguimos resolver o problema, sem precisar retirar as famílias”, pontuou o gerente. 

Orientações

A recomendação da Defesa Civil é que a população comunique o órgão acerca de eventuais situações que possam ocasionar alagamentos. “Se você observar a existência de um bueiro obstruído próximo a sua residência, acione nossas equipes de limpeza para desentupir o mais rápido, antes da próxima chuva”, orientou Rolf. 

Outro alerta diz respeito ao deslocamento durante as chuvas. O gerente de operações da Semdef diz que o mais correto é permanecer em um local seguro até o término da precipitação. “Pedimos que as pessoas não saiam de casa e, se estiverem na rua, aguardem cerca de 1h depois da chuva para seguir seu deslocamento”, enfatizou.  

Emergência

Em situações de emergência ou em casos de dúvidas, o cidadão pode ligar para o telefone de emergência 199 da Defesa Civil ou para o telefone fixo (86) 3223-7366. O atendimento via telefone é 24 horas, todos os dias da semana, incluindo feriados.

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais