Cidadeverde.com

Após solenidade no Karnak, governador vai a Brasília acompanhar posse de Lula

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Logo após assumir o Governo do Piauí na manhã deste domingo (1), Rafael Fonteles (PT) embarcou para Brasília, onde irá acompanhar a cerimônia de posse de Lula (PT) em seu terceiro mandato como presidente do Brasil. 

Com o atraso de quase 1h na solenidade de posse realizada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta manhã, o petista discursou brevemente depois da transmissão do cargo realizada no Palácio de Karnak. 

"Estou de olho aqui na hora para não perder o voo para a posse de Luiz Inácio Lula da Silva daqui a pouco. Farei um discurso mais breve que o da Assembleia Legislativa, feito agora pouco, e peço a compreensão de todos e todas em virtude da necessidade da gente embarcar daqui a pouco", justificou Rafael Fonteles. 

Assim como o novo governador do estado, o senador eleito, Wellington Dias (PT) também se deslocou ao Distrito Federal para acompanhar a posse de Lula. Ele será o novo ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Além disso, o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) estima que pelo menos sete ônibus, sendo seis de Teresina e um de Picos, levaram caravanas de militantes piauienses para acompanhar a posse de Lula em Brasília

A expectativa da equipe de transição é que o evento reúna um total de 300 mil pessoas. O público que acompanhará a posse terá de entrar por um único local, pela via que dá acesso à Esplanada dos Ministérios. Haverá linha de revista na entrada.

Roteiro da posse e festividades

Durante todo o dia serão realizados shows do Festival do Futuro na Esplanada dos Ministérios. A música só será interrompida durante a cerimônia de posse.

Mais de 20 artistas vão se apresentar em dois palcos montados no canteiro central da Esplanada. Entre os músicos confirmados estão Chico César, Pabllo Vittar, Duda Beat, Valesca Popozuda, Baiana System e Kleber Lucas.

O roteiro da posse de Lula prevê que o presidente eleito e o vice-presidente Geraldo Alckmin devem chegar às 14h20 na Catedral de Brasília, com as esposas Janja e Lu Alckmin.

Depois irão ao Congresso Nacional onde será realizada uma sessão solene de posse, às 15h. Uma hora depois, Lula deve sair do Senado e ir até a área externa do Palácio do Planalto, onde terá início a cerimônia de honras militares e entrega da faixa presidencial na rampa da sede do Executivo.

Dentro do Palácio, Lula deve se encontrar com autoridades estrangeiras e depois levá-las para a cerimônia de cumprimentos no Palácio do Itamaraty.

 

Breno Moreno (Com informações da Folhapress)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais