Cidadeverde.com

Saiba quem é Enzo Samuel, novo presidente da Câmara Municipal de Teresina

Imprimir

Foto: Reprodução/ Instagram Enzo Samuel 

O vereador Enzo Samuel (PDT) toma posse como presidente da Câmara Municipal de Teresina na noite desta segunda-feira (02). O parlamentar foi escolhido para sucessão de Jeová Alencar (Republicanos) em eleição antecipada da Mesa Diretora em junho de 2022. 

A chapa encabeçada por Enzo Samuel recebeu 28 votos dos 29 vereadores da Casa. Apenas o vereador Ismael Silva (PSD) votou contrário. 

Enzo Samuel, 37 anos, nasceu em Teresina e está no segundo mandato de vereador. Filho de um funcionário de carreira dos Correios e de uma contadora, o novo presidente da Câmara contou à reportagem que tomou gosto pelo movimento comunitário na igreja. Ele foi acólito da Igreja Santo Anfonso, no bairro Água Mineral, zona Norte de Teresina. 

O vereador iniciou a militância política como assessor jurídico do Diretório Central dos Estudantes da UFPI. Mais tarde, ingressaria como advogado no movimento comunitário na zona Norte, também no bairro Água Mineral, nos Residenciais Jacinta Andrade, Dilma Rousseff e Vila das Torres.

Entre as bandeiras que defende estão a educação, saúde, voluntariado social e apoio a projetos culturais e esportivos.  

O parlamentar foi eleito em seu primeiro mandato, com 2.594 votos em 02 de outubro de 2016. E em 2020 filiou-se ao PDT, partido em que foi reeleito com 4.342 votos.

Foto: Renato Andrade/ Cidade Verde

Em entrevista ao portal Cidade Verde, o novo presidente da Câmara disse acreditar que a construção de um mandato popular, democrático e participativo pode transformar Teresina numa cidade melhor para a população. 

“A politica é um instrumento de transformação social, permitindo que possamos lutar principalmente por aqueles que mais precisam. Não podemos aceitar como normal as desigualdades que existem em nossa sociedade”, disse o parlamentar. 

Enzo Samuel também falou sobre o que considerou como o maior desafio já enfrentado como parlamentar da capital: “A luta contra pandemia do COVID, por defendermos as medidas a serem adotadas naquele momento, conforme orientações técnicas e da OMS, éramos duramente criticados, mas naquele momento se fazia necessário salvar vidas”, enfatizou. 

Por fim, ele adiantou o que pretende implantar no Legislativo municipal no próximo biênio. Entre os projetos que o vereador tem como prioridade, está a retomada da chamadas “audiências itinerantes”.  

“É preciso aproximar cada vez mais a Câmara do povo teresinense,  principalmente dos mais vulneráveis. Quando somos eleitos carregamos a esperança do nosso povo em uma cidade cada vez melhor”, disse. 

 

Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais