Cidadeverde.com

Na Vila Belmiro, Lula diz que todos os brasileiros devem a Pelé

Imprimir

Foto: André Pera/Estadão Conteúdo 

Ao canal oficial do Santos Futebol Clube, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu um depoimento sobre Pelé, morto na última quinta-feira (29) e velado desde segunda-feira (2) no estádio da Vila Belmiro, casa do alvinegro praiano.

O chefe do Executivo começa dizendo estar se pronunciando "não como presidente da República, mas como torcedor do Corinthians" que viu o time perder várias partidas para o rival comandado pelo Rei.

"Uma coisa muito importante do Pelé é que ele obrigava a gente a assistir um jogo de futebol. Muitas vezes gostamos de futebol não só pelo nosso time, gostamos de alguém que dá espetáculo, alguém brilhante", disse Lula.

"O Pelé simboliza a ascensão da espécie humana. [...] Ele foi um jogador que, muito jovem, ganhou um protagonismo extraordinário".

O presidente ainda destacou a conduta do Rei. Lula afirma que o ex-jogador, apesar da fama, sempre manteve a humildade.

"A gente não pode comparar o Pelé a ninguém. Não tem ninguém comparável ao Pelé se tratando de jogador futebol e ser humano".

"Ele foi muito para o Brasil, foi muito para cidade de Santos, para o Santos, São Paulo e o mundo", declarou Lula.
Lula completou a declaração com um pedido: que a Prefeitura de Santos mostre vídeos do ídolo em todas as escolas para que crianças sempre se lembrem do legado de um homem nascido "pobre e negro, em um país onde o preconceito é muito vivo".

"Ele sempre soube ser Pelé, o melhor e mais humilde. Todos nós devemos um pouco a ele", completou Lula.

O presidente esteve na manhã desta terça na Vila Belmiro para prestar sua homenagem a Pelé. Ele chegou à Baixada Santista de helicóptero, que pousou no campo da Portuguesa Santista, bem próximo ao estádio do time alvinegro.
Desde as primeiras horas da madrugada, um forte esquema de segurança foi montado em frente ao estádio.

O presidente entrou no gramado às 9h12, de mãos dadas com a primeira-dama Janja e acompanhado de uma comitiva.

Ele foi aplaudido por algumas das últimas pessoas que passavam ao lado da tenda onde estava o caixão. Alguns torcedores aplaudiram o chefe de Estado e, depois, cantaram o hino do Santos.

Atualizada às 10h30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve na manhã desta terça-feira (3) na Vila Belmiro para prestar sua homenagem a Pelé. Ele chegou à Baixada Santista de helicóptero, que pousou no campo da Portuguesa Santista, bem próximo ao estádio do time alvinegro.

Desde as primeiras horas da madrugada, um forte esquema de segurança foi montado em frente ao estádio.

O presidente entrou no gramado às 9h12, de mãos dadas com a primeira-dama Janja e acompanhado de uma comitiva.

Ele foi aplaudido por algumas das últimas pessoas que passavam ao lado da tenda onde estava o caixão. Alguns torcedores aplaudiram o chefe de Estado e, depois, cantaram o hino do Santos.

Ao se aproximar do caixão, Lula abraçou os parentes do Rei do futebol. Pouco depois, foi iniciada uma cerimônia religiosa. O presidente ficou ao lado do padre Javier Mateo Arana, da diocese de Santos.

O celebrante destacou a relação de Pelé com a mãe, dona Celeste, de cem anos e chegou a citar Maradona e Di Stéfano. Os presentes rezaram um pai-nosso e uma "Ave Maria".

Mesmo com a presença do presidente, a fila de torcedores continuou ininterrupta e em silêncio, sem manifestações sonoras direcionadas nem a Lula nem a Pelé.

A entrada dele alterou, inclusive, o espaço destinado à imprensa. Desde o início do velório, às 10h de segunda-feira (2), autoridades e convidados concederam entrevistas no portão 15, que dá acesso ao memorial do clube.

Por lá passaram, por exemplo, o governador recém-empossado Tarcísio de Freitas (Republicanos), no começo da manhã do primeiro dia de velório.

No caso do presidente, este local foi isolado, e a imprensa foi deslocada para outros acessos do estádio, como o portão 20.

Logo após a pequena cerimônia religiosa, Lula deixou o gramado. No caminho, parou para abraçar e tirar foto com populares.

Por volta das 9h50, o presidente saiu do estádio sem falar com a imprensa.

MULTIDÃO SE DESPEDE

Mais de 150 mil pessoas compareceram ao velório de Pelé, até a manhã desta terça-feira (3), no estádio da Vila Belmiro, em Santos. A informação é do clube praiano.

O Rei do futebol morreu no último dia 29, e o velório terminará às 10h desta terça. Após cortejo, o corpo será enterrado em cerimônia fechada no cemitério Memorial Necrópole Ecumênica.

Famílias inteiras aproveitaram a noite agradável em Santos, com 21ºC as 23h desta segunda para se despedir de Pelé. Neste horário, a fila tinha 2,3 km e cerca de 3 horas de espera, mais que o dobro da hora do almoço. A extensão foi medida pela reportagem.

 

Fonte: Folhapress (Luciano Trindade, Klaus Richmond e Fábio Pescarini)

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais