Cidadeverde.com

População picoense chega a mais de 82 mil pessoas; crescimento é de 11,73% em 12 anos

Imprimir

Fotos: Paula Monize - Cidadeverde.com/picos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou preliminarmente dados sobre o crescimento populacional nos municípios. Picos, localizada na região Centro-Sul do Estado do Piauí, atingiu o contigente de 82.028 habitantes, um crescimento de 11,73% nos últimos 12 anos.

O quantitativo divulgado em 28 de dezembro é fruto da coleta de dados durante a pesquisa do Censo Demográfico 2022.  

A coordenadora da unidade do IBGE de Picos, Jannete Maria, explicou que os dados populacionais ainda podem ser alterados com a conclusão da pesquisa do Censo 2022.  

"O IBGE tinha até 28 de dezembro para entregar dados prévios ao Tribunal de Contas em razão da distribuição do FPM e assim foi feito.  Em Picos temos hoje 82.028 habitantes, é um dado prévio considerando que ainda estamos coletando os dados finais. No Censo de 2010, esse número era de 73.414", disse a coordenadora.

Coordenadora Jannete Maria

Jannete Maria ainda acrescentou que a pesquisa do Censo seguirá até março com a conclusão de todas as etapas. Atualmente, as equipes têm se dirigido para os domicílios onde os moradores não foram encontrados e/ou houve recusa.

"No final de novembro, o IBGE concluiu a primeira etapa de coleta do Censo no Piauí, que foi a visita em todos os endereços, fazendo uma cobertura de todos os domicílios. Agora estamos na segunda etapa da coleta, que é a visita aos domicílios onde os recenseadores não conseguiram encontrar os moradores, domicílios em que houve recusa e vamos fazer uma nova tentativa, além de realizar uma nova supervisão para dar qualidade a coleta dos dados", ressaltou.

A coleta de dados para o Censo Demográfico 2022 está sendo realizada desde agosto. Caso, o domicílio não tenha sido visitado pelo recenseador, o morador por acionar o órgão através do Disque-censo (137). A ligação é gratuita no horário de 8h até 21h30.

 

Paula Monize

[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais