Cidadeverde.com

Empresa faz estudo técnico para investir na produção de frutas no Piauí

Imprimir

Foto: reprodução Youtube Agricola Famosa

O empresário Luiz Roberto Barcelos, da Agrícola Famosa, afirmou que a empresa está fazendo estudos de viabilidade técnica para investimentos em novas culturas frutíferas nos Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba. Instalada há sete anos no Piauí, a Famosa é a maior distribuidora de frutas do Brasil e uma das maiores produtoras de melão e melancia do mundo.

Além do Piauí, a empresa tem unidades no Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Planta mais de 30 mil hectares e tem 7.200 colaboradores nos quatro estados. A unidade dos Tabuleiros Litorâneos trabalha com 225 hectares de banana prata e nanica, e emprega 150 pessoas. Produziu mais de 8.700 toneladas em 2022. 

Segundo Luiz Roberto, os estudos objetivam atestar a viabilidade do cultivo de mamão, coco, limão e outras frutas. A informação desse estudo técnico esclarece notícia de que a empresa estaria desativando sua unidade de Parnaíba e desempregando seus trabalhadores.

Luiz Roberto explica que, na verdade, a empresa quer readequar seus negócios, investindo em novas culturas por conta da baixa lucratividade da banana. “Não há nenhum plano de desativação. Na verdade, a produção de bananas não está trazendo os resultados que esperávamos. Então, vamos retirá-la e pensar em uma outra cultura, em outros produtos com maior lucratividade e valor agregado. Pode ser limão, coco, mamão – os estudos vão dizer onde devemos investir”, afirmou Roberto.

Segundo ele, ainda há quatro meses de colheita de banana já plantada e provavelmente mais dois meses para a implantação de nova cultura. Luiz Roberto observou que o Piauí oferece todas as condições para investimentos. “O Piauí tem água, solo e clima adequados para o cultivo de frutas, além de incentivos fiscais e infraestrutura de estradas para escoamento da produção. Um grande avanço para os empreendedores seria a construção do Porto de Luís Correia”, destaca o empresário. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais