Cidadeverde.com

Cidades da região de Picos estão na lista do Ministério da Saúde para risco de infestação de dengue

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidade Verde

O Ministério da Saúde através da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente divulgou nesta quinta-feira (12) boletim epidemiológico com a lista dos municípios para alto risco de infestação de dengue no Brasil. Do Piauí, 11 cidades estão presentes, entre elas, Monsenhor Hipólito e Vera Mendes.

O levantamento é um importante instrumento para direcionar as ações da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) que está acompanhando por meio de dois componentes a evolução da dengue em solo piauiense.

“Um é o componente epidemiológico, que trata do número de casos humanos, onde monitoramos dia a dia. O outro é entomológico, que é a pesquisa relacionada a larva, onde nos dá uma ideia da presença dela no município”, explicou o supervisor de Entomologia da Sesapi, Ocimar Alencar. 

Apesar deste cenério de alto risco, é possível contornar a situação e acender um alerta para os municípios.

Números

Em 2022, o Brasil registrou o maior número de óbitos por dengue da história, um total de 1.016 pessoas faleceram em função da doença. 

O Piauí vem registrando uma redução na contaminação nos casos de arboviroses. Dados da Sesapi apontaram que na primeira semana de 2023 comparada com 2022 apresenta uma redução de dengue de 83,9% e de chikungunya de 76,6%. 

 

Paula Monize

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais