Cidadeverde.com

Em 2022, Picos registrou 34 casos de hanseníase

Imprimir

Foto: CCOM/PMP

Em 2022, o município de Picos registrou 34 casos de hanseníase. Os dados são do Posto de Assistência Médica (PAM) que ao longo do mês de janeiro em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde estão realizando diversas ações em alusão ao Janeiro Roxo.

A programação de ações de enfrentamento e conscientização ao tratamento precoce da doença serão desenvolvidas de 23 à 27 de janeiro.

O coordenador do Posto de Assistência Médica (PAM), Gilberto Valentim, explicou que a busca pelo diagnóstico diminui a cadeia de transmissão da hanseníase.

“Nós temos quase 70% desses casos na forma multibacilares, que são as formas contagiosas da doença e ainda temos muito a fazer para buscar essa demanda reprimida, diagnosticar casos existentes e diminuir a cadeia de transmissão da doença”, afirmou o coordenador.

O que é a doença?

A hanseníase é uma doença infecto contagiosa, causada pelo bacilo de Hansen, que ataca a pele e os nervos periféricos. Alguns sintomas da enfermidade são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, com perda da sensibilidade nos locais afetados, dor neural, principalmente nos nervos dos braços e pernas. Pessoas de todas as idades podem ser acometidas pela hanseníase, por isso a necessidade de atenção quanto aos sintomas é importante, para que haja o acompanhamento adequado, bem como o tratamento eficaz da doença. 

A transmissão da hanseníase ocorre por meio de gotículas de saliva expelidas na fala, tosse ou espirro de indivíduos acometidos pela bactéria e que não estão em tratamento ativo da doença. O diagnóstico precoce da doença é de total importância para que não haja sequelas no paciente, além de diminuir a linha de contágio.

A campanha do Janeiro Roxo é de alta relevância para a conscientização da população acerca dos sintomas, tratamento e combate à hanseníase. No município de Picos, serão realizadas ações específicas de enfrentamento à doença, nos dias 23 a 27 de janeiro.

Confira a programação completa

Dia 23 – 8h - Abertura com atividade educativa e palestra para os usuários do Posto de Assistência Médica – PAM de Picos;
Dia 24 – 8h - Campanha para diagnóstico de casos novos de hanseníase no PSF Boa Vista;
Dia 25 – 14h - Workshop com palestra e mesa redonda sobre hanseníase, na Universidade Federal do Piauí – UFPI Campus de Picos, com a participação dos médicos Dr. Antônio Junior, Dr. Wildenberg Leal, e das Profªs, Dras. Suyane Freire, UFPI, e Conceição Portela, UESPI.
Dia 26 – 08h - Roda de conversa sobre prevenção de incapacidades com os usuários do Posto de Assistência Médica - PAM
Dia 27 – 08h - Campanha para diagnóstico de casos novos de hanseníase na UBS do bairro Boa Sorte.

 

Paula Monize (Com informações da PMP)

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais