Cidadeverde.com

Saiba quais as principais doenças causadas por um ciclo menstrual irregular

Imprimir


Foto: Freepik

 

Na terceira publicação da série "Saúde Menstrual", saiba quais são as principais doenças causadas por um ciclo menstrual irregular, quais os sintomas e quando procurar um médico. Anteriormente, foram abordados tópicos como: o que é a menstruação, quais as características, as diferenças entre ciclo e fluxo menstrual, e as fases do ciclo do endométrio.

Para algumas mulheres, a menstruação apresenta características incomuns, com ciclos irregulares, diferentes texturas, coloração e intensidade. Ao identificar possíveis sinais de alerta, é necessário que um ginecologista seja consultado para avaliar o ciclo menstrual, assim como os sintomas. Cólicas intensas, por exemplo, podem ser sinais de que há algo errado.

Entre as principais doenças que estão relacionadas a um ciclo menstrual irregular estão:


Sangramento Uterino Anormal (SUA)

A doença é caracterizada por um sangramento anormal, seja na sua regularidade, no volume, na frequência ou na duração, em mulheres que não estão grávidas. A abordagem das pacientes deve ser feita considerando a faixa etária, pois as causas principais do SUA variam quando se trata de adolescentes, mulheres em fase de vida reprodutiva ou no período climatérico. Para o diagnóstico, é preciso primeiro determinar a origem da alteração, que pode ser ocasionada por lesões anatômicas na estrutura do útero, como também por causas não estruturais.


Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

É um distúrbio hormonal muito comum, caracterizado pela presença de cistos no ovário e que pode causar de problemas simples, como irregularidade menstrual e acne, até outros mais graves, como obesidade e infertilidade.


Endometriose

É uma alteração no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que revestem o útero (endométrio), em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar e a sangrar. Os sintomas podem incluir dor abdominal, sangramento nas fezes, massa abdominal palpável, cólicas menstruais, diarreia ou prisão de ventre, dor para evacuar ou urinar, dor na relação sexual, entre outros.


Leiomiomas/Miomas

São tumores uterinos benignos formados por tecido muscular. Acometem as mulheres, principalmente, na fase reprodutiva. As causas são desconhecidas, mas seu crescimento depende de fatores hormonais, diminuindo de tamanho após a menopausa. Geralmente causam sangramento uterino anormal, dor e pressão pélvica, sintomas urinários e intestinais, bem como complicações gestacionais.


Pólipos uterinos

São lesões benignas que podem causar problemas relacionados à menstruação e à fertilidade. Elas acontecem devido ao crescimento do tecido do endométrio. Alguns sintomas são: irregularidade nos períodos menstruais, normalmente com aumento do fluxo, sangramentos vaginais entre menstruações e após as relações sexuais, dor, que aumenta durante o período menstrual, além de dificuldade de engravidar.


Sinequias (vulvares ou uterinas – Asherman)

São pontes de tecido cicatricial que formam barreiras no interior do útero ou vulva. O problema é decorrente, sobretudo, de traumas e intervenções cirúrgicas no local e representa um obstáculo para a fertilidade feminina. Podem causar cólicas e desconforto durante o ciclo menstrual.


Doença Inflamatória Pélvica (DIP)

É uma infecção que atinge os órgãos reprodutores femininos. É geralmente transmitida durante a relação sexual, quando bactérias se propagam da vagina para o útero, para as tubas uterinas ou para os ovários. Dentre os sintomas estão: dor pélvica, corrimento vaginal, dor durante a relação sexual, menstruação irregular, dor ao urinar, febre, fadiga e vômitos.


Hipogonadismo

Mau funcionamento das gônadas, que são os ovários nas mulheres, onde a produção de estrogênio e progesterona acabam sendo inibidas. Geralmente causa falta de energia, perda de massa muscular, diminuição da libido, diminuição ou desaparecimento completo dos pelos corporais, problemas de fertilidade e ganho de gordura.

É possível observar, ainda, doenças como a coagulopatias, doenças hemorrágicas que alteram a capacidade de coagulação do sangue, causando sangramentos prolongados e excessivos. Além disso, podem ocorrer neoplasias, tumores que ocorrem pelo crescimento anormal do número de células.

Estão relacionadas também a um ciclo menstrual irregular, alterações hormonais, uso de medicamentos, infecções e inflamações, estresse e estilo de vida. Além desses, outros fatores também podem interferir no ciclo menstrual e toda a alteração deve ser investigada. Por isso, ao identificar o menor sinal de alerta, é fundamental buscar um médico especialista e de confiança.

 


Fonte: Ministério da Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais