Cidadeverde.com

Peta vira inspiração para cordel de receitas da culinária piauiense

Imprimir

A peta, tradicional biscoito de goma, se tornou inspiração para alunos do curso de Tecnologia em Gastronomia do Instituto Federal do Piauí (Ifpi), em Teresina. A delícia que desperta paladares e tem uma crocância inconfundível, foi parar em um cordel que traz as mais variadas formas de apreciar a iguaria e até o modo de preparo da receita que é recitada em forma de poesia. 

Carlos Lustosa, professor e coordenador do projeto,  conta que a ideia surgiu para dar visibilidade aos pratos da cozinha tradicional piauiense. 

"As imagens que aparecem no vídeo foram gravadas por nós durante as aulas. Fomos preparando os pratos e registrando tudo. Uma das nossas alunas faz poesia, é cordelista, e aproveitamos esse dom para fazer nosso cordel de receitas", conta o professor do campus Teresina Zona Sul, que também é o ilustrador do cordel. Já métrica, rima e narração da poesia são da aluna do curso Noemi Priscila.

Foto: arquivo pessoal

O Ifpi é a única instituição pública no estado a ofertar o curso de Gastronomia. Entre as disciplinas ministradas, está Cozinha Piauiense, que aborda as preparações tradicionais e identitárias presentes na vida e na história do nosso povo. 

"Eu, como professor da disciplina, procuro sempre trabalhar a história, a sociabilidade e a cultura que cerca esses pratos. Quando soube que uma das minhas alunas, a Noemi Priscila, fazia poesia de cordel, sugeri a ela escrever as receitas que fossemos fazer em forma de rimas e daí surgiu o projeto que acabou envolvendo todos os alunos da turma", diz o professor.

Foto: arquivo pessoal

Além da peta, outras guloseimas típicas da culinária piauiense como bolo de puba, bolo de goma, sequilho, creme da galinha, bomba, também viraram inspiração para os alunos.

"A ideia é fazer vídeos e divulgar nas redes sociais do IFPI, para dar mais visibilidade aos pratos piauiense tradicionais. Cada vídeo destaca e ensina uma receita. No primeiro vídeo, vemos como fazer a peta, biscoito de goma bastante consumido em todo o Piauí.  Mas ainda devemos falar de bolo de goma, sequilho, bolo de puba, pra citar alguns pratos", finaliza Carlos Lustosa. 

Peta caseira

Ingredientes
1 litro de goma
350ml de água
350ml de óleo
10 a 12 ovos 
sal a gosto

Preparo

Ferve água com o óleo. Peneire a goma e escalde com a mistura dos líquidos. Bata dez ovos e vá misturando à massa (a quantidade pode variar conforme o tamanho). A massa deve ficar com uma consistência pastosa e leve. Unte uma assadeira e pingue a massa com a ajuda de um saco plástico grosso ou manga de confeiteiro, modelando-a em bolinhas, rosca ou palito. Leve ao forno a 220º C e deixe dourar e secar, o que acontece entre 20 e 30 min. Dica: verifique se a peta está bem seca, do contrário, ela pode murchar.

 

Graciane Araújo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais